.


3 de novembro de 2012

Trem de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória

Viaduto 
Sai de ferias depois de alguns anos trabalhado e resolvi por conta própria fazer um roteiro à minha maneira. Eu e minha esposa partimos de carro de Campinas, SP, com destino a Belo Horizonte e de lá para Vitória, ES, no único trem de turismo da que sai diariamente da capital mineira rumo a Vitoria onde embarcamos alugamos um táxi até Guarapari.  

Vagão classe executiva
O trem em questão é operado pela  Companhia Vale através da estrada de ferro Vitoria a Minas (EFVM) que tem 905 km de extensão e é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil. E foi através dela que conheci as mais belas paisagens. A viagem até Vitória tem uma duração de aproximadamente 13 horas. Para o turista é uma excelente oportunidade para curtir o passeio com toda comodidade.

Praia do Morro, Guarapari
O trem é confortável e serve também como meio de transporte para centenas de pessoas como ligação entre as várias cidades mineiras e capixabas em seu trajeto. Em seu interior funciona restaurante, lanchonete, sala de leitura onde se pode ligar notebook e recarregar as baterias de telefones e outros eletroeletrônicos. Quem não conhece, vale a pena conhecer.
Sala de jantar

De volta para Belo Horizonte, embarcamos no Aeroporto de Vitória em voo direto para Confins em BH onde pernoitamos. De volta em terra firme fomos com destino a Congonhas, uma cidade histórica do estado de Minas Gerais, onde, acompanhado de um guia turístico, visitamos as famosas obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Igreja Bom Jesus, Congonhas
Almoçamos e partimos para outra cidade histórica mineira, Ouro Preto, acomodados em uma pousada próxima a Praça Tiradentes, era hora de lavar a alma e sair à noite para assistir uma dança típica da região, a congada.  Logo em seguida fomos procurar uma excelente pizzaria para matar a fome e boa parte da noite. Também precisávamos descansar, afinal de contas o outro dia prometia, tinha muita coisa para ser vistas e visitadas, o que foi feito.

Praça Tiradentes, Ouro Preto

Se não bastasse, o destino final era meu recanto, onde nasci, nas montanhas distantes a 280 km de Ouro Preto, passando por belíssimas paisagens através da BR-262, onde em vários trechos podemos ver vestígios da antiga Estrada Real. No km 34, em Acaiaca, parada obrigatória no bar e restaurante “Fogão a Lenha”, onde a comida é tipicamente caseira feita no fogão à lenha como o próprio nome sugere.
Município de Araponga MG, 

Chegando ao destino final era hora de cumprimentar e abraçar os irmãos e amigos que um dia ali deixei ha muitos anos. Foi dali que parti em busca de novos horizontes, porém, a saudade quando bate é o momento de fazer o caminho de volta e rever todo aquele chão que um dia meus pés pisaram descalços percorrendo as mais altas pedras que hoje olho e tenho a sensação de continuar com a alma de uma criança mesmo sendo um velho com a consciência de ter sido uma feliz criança, que mesmo não tendo possuído os brinquedos da moda tinhas as cachoeiras e riachos a minha disposição.

4 comentários:

  1. Que recordações encantadoras feitas acontecer através desse comboio do tempo.

    Parabéns.

    Fomos felizes no nosso tempo sem as coisas que agora encantam os nossos jovens. Eles não tiveram as nossas possibilidades. Nos fomos felizes sem drogas, Internet, bares e discotecas e carros confortáveis...

    ResponderExcluir
  2. Belo percurso gosto muito deste trecho ...já o fiz de carro ...não pequei o trem que é o chame da viagem pois conheço ele la no Norte ...Que vai do Pará a São Luis ...É muito bom ...Parabéns Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que passeios maravilhosos heim?
    Eu amo viajar... Mas confesso que ainda não fiz essa viagem de trem da minha cidade para Vitória, deve realmente ser ótima!
    Minas é um estado rico demais e a sua postagem demonstrou isso!
    Uma dica: Tem uma cidadezinha chamada Lavras Novas, bem pertinho de Ouro Preto... Lá parece um pedaço do céu, se ainda não conhece vale a pena conhecer!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. MA-RA-VI-LHA...
    Como é bom a gente poder voltar!!!
    Valeu a sugestão dessa viagem de trem...reunirei a família e será o próximo roteiro a ser seguido.
    Puro encantamento!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...