.


14 de outubro de 2008

>Guiricema - MG

Imagens/ J. Araújo
Imagem: Arquivo pessoal
» História
No início do século XIX, um ex-militar português, o furriel José de Lucas Pereira dos Santos, chegou a cidade de Campos, no Rio de Janeiro, de onde, posteriormente, teria vindo para a Zona da Mata mineira. Por volta de 1810, quando passou pelo lugar onde hoje está Guiricema, atraído pela terra fértil às margens do rio dos Bagres, instalou-se ali com sua família e escravos. Em 1825, tendo falecido sua esposa, o fazendeiro doou parte de suas terras em louvor a Nossa Senhora da Encarnação, criando, assim, um lugar santo para sepultar o corpo da falecida. 11 anos mais tarde, foi erguida no local uma capela dedicada a Nossa Senhora da Encarnação dos Bagres, dando início ao povoado. Em 1838, o Arraial dos Bagres torna-se Capelânia. Foi elevado a distrito dos Bagres em 1851. Em 1911, o nome foi mudado para Guiricema, que significa "grande quantidade de bagres". A emancipação deu-se em 1938.
Imagem: Arquivo pessoal

Fonte: Secretaria da Cultura em : 01/10/1999
Abaixo igreja na praça central da cidade às 6h005 da manhã.Vista parcial da principal rua da cidade

Arquivo pessoal
Em minhas andanças em setembro próximo passado, acabei errando o caminho e veja só, fomos parar em Guiricema-MG, eu, minha esposa e meu irmão e esposa. Já muito cansado da viagem dirigindo durante todo o dia mais de dez horas, resolvi pernoitar na cidade, onde durante o jantar no restaurante do hotel conheci essa figura simpática e acabamos nos tornando amigos, o Sr. José Barbosa, (foto) sitiante, conhecido de todos não somente na cidade mas em toda a região segundo ele.
Imagem: Arquivo pessoal
Valeu errar o caminho!

3 comentários:

  1. Guiricema é a cidade em que nasci. Vivi lá toda minha infância e tenho saudades. Continua simples e aconchegante como naquele tempo.
    Há! como é bom lembrar de tudo.
    As.: Marlene

    ResponderExcluir
  2. Olá qual o valor médio de uma diária para casal na cidade?
    Sou filha da Marlene do comentário acima!

    ResponderExcluir
  3. Priscila, não posso dizer com certeza, mas acredito que você encontra diárias por menos de R$ 100, para casal, dê uma ligada para Tel(32) 3553-1347 OK?

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...