.


8 de novembro de 2008

A fruta que faz você correr para o "trono"

Arquivo pessoal

Joannesia princeps Vell

Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.Juss., Anda brasiliensis Raddi

Família: EUPORBIACEAE

Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de-

gentio, indaiaçu.

CARACTERÍSTICAS GERAIS


Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA

Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais.

PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS

Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego medicinal como purgante e energético e, industrialmente substitui o óleo de linhaça para pintura. A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos, além da facilidade com que o vento pode quebrar seus galhos.

Essa linda árvore conhecida popularmente na região, como cutieira, produz uma castanha de sabor delicioso, porém perigosa para quem não conhece seus efeitos e não sofre de problemas intestinais. A partir do momento da ingestão o intestino desprende aproximadamente em 1/2 hora, variando de pessoa para a pessoa. A população local tem histórias pra contar sobre os efeitos desse fruto começando pelo (rs,rs,rs,rs) autor. Se você souber do que se trata, por favor, se manifeste ou mesmo para dar sua opinião a respeito.

Florada: julho a novembro

Fruto: setembro a dezembro

A direita o fruto após cair do pé e soltar sua casca que se abre em forma de uma estrela de quatro pontas. Cada castanha produz apenas duas sementes com uma segunda casca. Confesso que, quando ainda criança desobedeci meu pai em nome do sabor, até hoje não esqueço o resultado da desobediência. O pior de tudo é que não teve como esconder, precisa dizer mais alguma coisa?


Com a ingestão correta, o intestino desprende, isso pode variar de pessoa para pessoa. A semente desta árvore é muito eficaz para a liberação do intestino. No entanto é preciso tomar muito cuidado com seus efeitos que podem ser perigosos para quem não conhece ou não sofrem de problemas intestinais

As sementes da cutieira possuem cerca de 37% de um óleo denso e amarelo, útil para fins medicinais (como purgante), industriais (substituindo o óleo de linhaça para pintura)

Aqui link de um vídeo

124 comentários:

  1. Jota parabéns pelas fotos magnificas!

    ResponderExcluir
  2. *****

    Obrigada pela visita!
    Gostei da proposta do blog!Boas fotos!
    Avante e sucesso!
    Uma semana radiante

    *****

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela visita. apareça sempre. abraço cordial. Phylos.

    www.livrariaphylos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como pretendo voltar a seu país, agradeço a informação!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho amigas que quando elas estão de regime elas tomam laxantes para se livrar da comida que ingeriram. Isso é um perigo!

    Se elas descobrem a existência dessa fruta, vão ficar loucas atrás dela (rsrs)..

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola temos a sementes prontas para venda , enviamos para todo brazil ddd (31)9217-5361 greg

      Excluir
    2. Tenho muitas aqui em casa

      Excluir
    3. Pior do que qualquer Lachante farmacêuticos, você defeca até a alma
      Uma cólica insuportável e as vezes acompanha vômitos, isso não precisa mais que meio semente! Nunca mais eu como esse coquinho do inferno

      Excluir
    4. Verdade...kkk
      Acordei de madrugada...
      sentada no vaso e vomitando no box...🤪

      Excluir
  6. Gostaria de saber se alguém pode me informar onde encontrar desse fruto. Preciso urgentemente porque sofro muito com intestino preso.

    Aguardo resposta por e-mail helen.aguiar@pop.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen eu tenho fruto em casa, colhidos por mim mesmo. Contato pode ser feito pelo e-mail: click_araujo@hotmail.com

      Excluir
    2. Acredito que em todo o Brasil deve existir esse fruto. Conheço na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Observe as fotos e procure a árvore em sua região.

      Excluir
    3. Não come não sério comi meia semente e fiquei com náuseas diarréia vômito

      Excluir
  7. Tenho intestino preso e posso dizer com TODAS as letras...FUNCIONA!!!
    Utilizo esse fruto há uns 2 anos nunca me deixou na mão é muito melhor do que qualquer laxante de farmácia!!!
    Quanto ao comentário anterior, ele é encontrado no estado do Pará até São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo amigo
      informa a posologia de como voçe toma esta maravilha , que também evita e aniquila os Piogenes causadores da furunculose .
      Agradeço um conato informativo
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
    2. Na minha cidade esta perdendo...kkkkkkk funciona mesmo.

      Excluir
  8. sofro de intestino preso e utilizo esse fruto há uns 2 anos e posso dizer com todas as letras: FUNCIONA MESMO!!!
    só tem que tomar cuidado com a quantidade de castanhas ingeridas, não pode ultrapassar de uma por dia, pois o efeito será catastrófico *risos

    quanto a pergunta anterior:
    esse fruto e encontrado no estado do Pará até São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Carmo do Rio Claro nos temos a danada da castanha...kkkkk....que já fez muita farra. Quase ninguém conhece e ela é realmente muito gostosa ai vem a sacanagem "come um pedaço dessa castanha é uma delicia!!!" kkkk dai tem é que ir logo embora poque a coisa não demora fazer efeito.
    Plantei um pé na minha casa, na roça, mais ainda tá pequeno deu flor mais não deu fruto, não sei porque! temos muito causo pra contar dessa castanha. me disseram que ela também é vermifugo não sei se é verdade. gostaria de descobrir se é mesmo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plante sempre 2 pés pois acontece o problema de polinização , tem plantas que também são fêmeas e macho etc , segundo pesquisadores populares . E este tipo de de pegadinha , éra muito comum , entre pessoas , que se divertem com este tipo de modalidade,onde muitas vezes causa sérios problemas a vitima da brincadeira ... Minha Nora, sem querer, e por ignorar detalhes , deu para a Mãe, que porta problemas de ressecamento , a infeliz , ficou a dia todo sentada no trono, e quase expeliu todo o intestino ... a dose para ressecamento é uma bandinha de uma das nozes , 2 vezes ao dia ...
      Cada organismo é um diferente do outro não é ?
      Um abraço
      Mestry Badahra

      Excluir
    2. Gente nao sabia que fruta essa,acabei de COMER e estou com uma dor de barriga danada.como Fasso pra isso para.

      Excluir
  10. olha ja comi dessa fruta e posso afirmar ela é magica. com apenas um coquinho que voçe degustar, pode ter certeza em pouco tempo sua barriga vai estar conversando com voçe. a principio parece ser uma conversa amigavel depois vai parecer que voçe tem um animal feroz que quer sair de qualquer forma em seguida vai vir uma vontade subita de peidar. ai chegou a hora da verdade, acreditem nao é peido gente é bosta mesmo. voçe foi enganado,hahahaha. tudo que tiver lá dentro vai descer em forma de caldo. tem hora que a força de saida e tanta que voçe nao acredita que era capaz de realizar tal obra de arte. so para finalizar, em certo momento voçe acha que vai virar ao avesso. este comentario nao e piada isto é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade vomitei e caguei comi 2 frutinhas não coma gente coma um pedacinho so

      Excluir
    2. Com certeza ! porem para evitar transtornos , voçe deve abrir o coquinho / retirar uma peninha ou membrana , ou raspar um pouco a parte interna . E fazer o uso de 1 banda de manhã e outra a tarde , e controlar assim a ação liberativa, do bolo fecal ...
      Boa sorte
      Mestry Badahra

      Excluir
    3. Kkk verdadeiro.
      Meu marido passou por isso.

      Excluir
  11. olha ja comi dessa fruta e posso afirmar ela é magica. com apenas um coquinho que voçe degustar, pode ter certeza em pouco tempo sua barriga vai estar conversando com voçe. a principio parece ser uma conversa amigavel depois vai parecer que voçe tem um animal feroz que quer sair de qualquer forma em seguida vai vir uma vontade subita de peidar. ai chegou a hora da verdade, acreditem nao é peido gente é bosta mesmo. voçe foi enganado,hahahaha. tudo que tiver lá dentro vai descer em forma de caldo. tem hora que a força de saida e tanta que voçe nao acredita que era capaz de realizar tal obra de arte. so para finalizar, em certo momento voçe acha que vai virar ao avesso. este comentario nao e piada isto é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk.... Muito bom seu comentário... To rsrs ate agora.

      Excluir
    2. Foi exatamente oque aconteceu comigo...comi Achando que era castanha normal, detalhe COMI 3 de luz só vez..ndo foi 10 minutos e comecei a passar mal... misericórdia não vou esquecer nunca😟😟😂😂

      Excluir
  12. aqui em jacone rj tem desse coquinho danado e perigoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.. onde em jacone tem essa semente. Meu tio mora em Saquarema ia pedir pra ele pegar pra mim. Meu contato 21 994393182

      Excluir
    2. Onde encontro em Jacone? Meu tio mora em Saquarema... vou pedir pra ele trazer. Pode me informar? Meti contato 21 994393182

      Excluir
  13. ontem mesmo trouxe alguns coquinhos para casa.

    ResponderExcluir
  14. MINHA IRMÃ COMEU UMA CASTANHA NO SÁBADO, UMA NO DOMINGO, UMA NA 2ª FEIRA, UMA NA 3ª FEIRA E DUAS HOJE(4ª FEIRA) E NÃO RESOLVEU. ELA ESTÁ DESESPERADA, POIS NADA FAZ EFEITO. JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER. ELA FICA DIAS SEM IR AO BANHEIRO E QUANDO VAI FAZ UMA FORÇA ENORME E SÓ SAI DUAS BOLINHAS DURAS. ALGUÉM PODE AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Come 2 coquinhos pra ver eu comi fez efeito saiu encima e embaixo que sofrimento

      Excluir
    3. Achei uma árvore aqui em minha cidade e muitos frutos caídos no chao....mas não tenho certeza se é a mesma castanha... tenho medo de comer e ser veneno....queri q te mandar a dofo pra você me dizer se é a mesma por favor 🙏 me deixa o seu WhatsApp

      Excluir
    4. Lola, pode me mandar pelo (19) 99396-6659

      Excluir
  15. A pele da castanha da cotia serve para que.

    ResponderExcluir
  16. Conforme digitou o colega J Araujo , a Cutieira, só promove a soltura intestinal, se for consumida com as partes que estão no meio da castanha . Geralmente existe uma membrana quando a castanha é partida ao meio, se não se apresenta , precisa ser raspada as 2 partes para depois ser ingerida. Existem indicações diversas, na area da medicina alternativa (popular ) onde a cutieira , Boleira ou lobeira é indicada para limpeza do sangue , evita a tumoração, (furunculose ) EU estou usando para este fim . Pois usei a muitos anos passados e o resultado foi positivo. O único problema é encontrar um Terapeuta do Interior , que pode sugerir a administração de quantas castanhas , e de quantos dias podemos usar estas sementes . Existe um site que apresenta varias recitas de bolos , e outros produtos de confeitaria com a cutieira,inclusive se usa no interior para fazer sabão, SE algum colega souber a dosagem para o uso agradeço. Q S L ? Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com Skype mestry160 Vitoria ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu skype atualmente é mestry1601 esta operadora muda muito o nosso numero ok ?

      Mestry Badahra

      Excluir
  17. Por que não pode comer a folhinha do meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque é ela que causa embrulho no estomago e muito vômitos tem que ser tirada e comer somente a castanha faz efeito do mesmo jeito eu faço uso tenho aqui em casa e quando como junto com a folhinha tanto solto para cima como para baixo aí é que vem a fraqueza a desidratação não é tóxico mas é muito oleosa basta somente ingerir metade de uma bandinha senha folhinha e olha que dessa Castanha Eu entendo...

      Excluir
    2. Me passa o seu WhatsApp por favor... achei ums frutos aqui em minha cidade...mas não sei se é o mesmo....a mesma castanha

      Excluir
  18. O mistério foi forte sentado no trono. Nunca vi coisa tão forte.

    ResponderExcluir
  19. Em MUZAMBINHO MINAS GERAIS,onde moro tem muito desta castanha e nem os animais comem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nome Cutieira dado a Boleira , é por que as Cutias consomem estra castanha , e enterram , as semente para guarda-las e comer depois ... Porem esquecem o local , e assim REFLORESTAM A REGIÃO COM ESTA MARAVILHA DA NATUREZA , Que inclusive, as semente são utilizadas para fazer um Excelente SABÃO e SABONETE.
      Mestry Badahra
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
  20. Dizem que a castanha cura bronquite,é verdade?

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se há contraindicação no uso dessa castanha, pois quando ingiro,tenho náuseas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso dizer que existe contra indicação, até porque não sou especialista. É mais raro, porém existe sim algumas pessoas que sofrem náuseas. A maioria absoluta solta o intestino mesmo como é o esperado. A orientação é usar uma quantidade ínfima e esperar pelo menos uma hora ou mais.

      Excluir
    2. Observe o seguinte SEMPRE !
      Cada Organismo é único ! E um ditado popular diz :
      O QUE É MUITO BOM , PARA O FRANCISCO .
      NÃO FAZ BOM EFEITO PARA O CHICO .
      Dai toda vez que você for tomar qualquer medicação mesmo chás ou pomadas , mesmo caseira
      TOME um Pouquinho e Aguarde o resultado . Ai você vai adaptar a dose ou não USAR .
      EU Já postei aqui o metodo de uso desta Castanho que me livrou de uma invasão de furúnculos ( por 5 anos ).
      Vou repetir Quebre a Castanho com um Martelo
      E abra no meio um dos coquinhos, que tem uma Membrana dentro ou não
      Se não tiver raspe um pouco a parte do meio de ambas as partes do coquinho
      E triture uma bandinha , e adicione a um alimento como uma bolacha ou um biscoito
      Pela Manhã , e Beba um copo de Água .
      faça isso por 3 dias ... E ai observe sua reação
      Se tiver tudo Bem, use a outra bandinha a Tarde
      Caso sinta as náuseas, mantenha apenas 1 bandinha diária até o organismo se adaptar
      e assim depois podes usar 2 vezes ao dia ok ?
      Boa sorte !
      Mestry Badahra
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
  22. Não quero exagerar mais essa semana apareceram com um saco dessa castanha só comi 4 sementes ,não vou negar mais lá pelas nove da noite a coisa ficou bem feia depois da janta, a novela chegou as 2 da manhã sem dó e nem piedade do brioco ,foi uma bela experiência de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI esta o perigo ! 1 coquinho ou uma banda é a posologia ...
      Imagine voçe beber um vidro de leite de magnesia ?
      A dose é uma Colher de sopa , + 1 copó dagua OK ? 4 sementes é dose gigante .
      Mestry Badahra

      Excluir
    2. Alquem tem pra me vender?meu telefone, e 27998458789

      Excluir
    3. Gente tô morrendo de rir com os comentários,meu marido disse que antigamente a mãe dele fazia ele comer ,ele não lembra o sabor só os efeitos kkkkkķ

      Excluir
    4. Verdade Vânia! Aqui tem cada história, uma mais engraçada que a outra. Cada um contando sua experiência com essa fruta. E se a postagem for compartilhada, com certeza, surgirão muitas outras histórias engraçadas.

      Excluir
  23. Nossa eu não conhecia está castanha até hoje!
    Achei umas no pasto e perguntei para meu pai e minha avó o que era e se era de comer !
    A resposta foi que tinha que tinha tirar a folhinha de dentro da castanha eu tirei! Mais quase não deu tempo de tirar a calça! O trem veio numa velocidade! Efeito em menos de 1 hora! Resultado 5 vezes em menos de 2 horas! Kkkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu comi duas castanhas, é muito saborosa, mas não esperou nem uma hora e foi correria total......vomitei e fui varias vezes ao banheiro. funciona de verdade. chega dá medo. quase desidratei. aff

    ResponderExcluir
  25. Minha Mãe sempre me dava um pedacinho pra comer quando está com machucados inflamados, como furúnculos e secava rapidinho!!! Mas o efeito de laxante era certo!!! KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um depurativo do sangue . e usar de acordo suas reações ...
      Mestry Badahra

      Excluir
  26. Gente a situaçaõ e a seguinte .
    A castanha da cutieira serve de:
    Laxante , tem que comer a castanha com a membrana que tem entre as duas partes da castanha , e tem que raspar uma casquinha bem fina que fica na castanha .
    Para não atuar como laxante terrivél kkk , e so tirar essa membrana , e raspar a casquinha de fora , e uma delicia , porem não exagera ok , senão a coisa vai ficar feia kkk.
    Para atuar como depurativo do sangue , voce prepara as castanhas , unas quatro , limpa , e coloca no vinho branco , no biotonico fontoura , ou na cachaça , deixa curtir , uns 15 dias fora da luz , e toma todo dia um cálice , antes das refeiçoes , que seu sangue vai te agradecer .
    Quando as marombeiras de academia descobrir o que essa fruta faz , o que vai ter de mulehr cagando para as pernas abaixo vai ser os montes viu kkkk.

    ResponderExcluir
  27. Hoje após uma caminhada no bosque aqui de campinas me deparei com essa castanha, e como vi que as cotias estavam se deliciando com ela e como também sempre gostei muito de castanha, resolvi experimentar, assim que notei que o gosto era parecido com as outras castanhas logo mandei uma inteira para dentro! 20 minutos após ingerir comecei a sentir um rebuliço no meu estomago, mesmo assim cheguei e almocei? 20 minutos após o Almoço ou seja aproximadamente 1hora após a ingerir a castana, tive uma diarréia que nunca tinha tido antes, tive uma vez que tomar 4 laxantes para um exame, essa castanha teve um efeito a uns 20 comprimidos de lactopurga ou a uns 2 vidros de gutalax! Eu so consegui relaxar após ter lido a reportagem desse canal! Cuidado ao comer essa castanha! Pois o efeito é muito rapido!! E nao sobra exatamente nada no estômago!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, comi 1 castanha deliciosa o sabor, mas o resultado affff , Só quem sabe o resultado pra saber que não da para as marombeiras usarem.Alem de soltar a castanha por cima e por baixo ao mesmo tempo, da um mal estar e uma indisposição terrível. Nem sei se vou plantar a arvore.

    ResponderExcluir
  29. Um colega levou no trabalho e várias pessoas de deliciaram comendo 1,2 até 3 castanhas , resultado metade dos funcionários foram para casa sentar no troninho kkkkk ( chorando aqui com os comentários)

    ResponderExcluir
  30. Um colega levou no trabalho e várias pessoas de deliciaram comendo 1,2 até 3 castanhas , resultado metade dos funcionários foram para casa sentar no troninho kkkkk ( chorando aqui com os comentários)

    ResponderExcluir
  31. Bem minha experiencia com essa frutinha foi igual a de todos os outros comentarios. Conheci o frutinho na praça perto de casa parecia tão inofenciva, terrivel o resultado banheiro o dia todo.

    ResponderExcluir
  32. Gente funciona mesmo, não acreditava depois de uma noite no trono, uff, sou de rio das outras, e aqui tem essa árvore, melhor que qualquer laxante de farmácia,

    ResponderExcluir
  33. Amei essa frutinha

    ResponderExcluir
  34. A boleira sempre foi usada por minha falecida mãe como depurativo do sangue. So pode comer um pedacinho, senão da muita diarreia. Pode ser usada como sabão. So não tenho a receita. Fui em Minas o mes passado e ate procurei por essa fruta e não achei. Alguém sabe onde encontro? Moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  35. Maria das Merces Moreira15/08/2016, 07:09

    Onde compro a fruta? Moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voçe já deve ter comprado
      Porem podes encomendar a alguma pessoa ai da periferia.Porem Peça para trazer a FRUTA , ai voçe vai abrir em casa , com o martelo
      Não se esqueça de de usar no inicio apenas uma das bandinhas, e retirar a peninha do meio e raspar um pouquinho
      Utilize num dia de sábado quando você vai ficar em casa sem compromissos etc .
      Boa sorte .
      Mestry Badahra

      Excluir
    2. Marco Antonio Badaro Athayde, agradeço a você por ter ajudado tanto respondendo os comentários daqueles que tinham alguma dúvida quanto ao uso correto do fruto da cutieira. Obrigado mesmo!

      Excluir
  36. Então, estou aqui pra dar meu testemunho. Me deram a castanha dizendo ser parente da macadamia, e realmente o sabor é parecido. Ingeri cerca de uma dúzia de castanhas ou um pouco mais. Estou a 48 HS evacuando líquido e fui parar no hospital para tomar soro essa noite. Ainda estou aqui em casa deitado e evacuando muito. Provavelmente tomarei soro intravenoso novamente. Tomem cuidado com o uso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Rita estou com dó de vc,ela é deliciosa mesmo meu marido me trouxe uma bola com as folhas postei em site pra saber o que era . Ai comi 1 e quase morri imagino vc , espero que esteja melhor.

      Excluir
    2. Rita Pereira e outros: Um conselho, cuidado quando alguém oferecer castanha pra você. Pode ser que essa pessoa já conheça a cutieira sabendo o que vai acontecer se você comer sem tomar os devidos cuidados. Como podemos ver pelos comentários da maioria a fruta funciona muito bem se ingerida com cautela. A natureza está cheia de exemplos de recursos que podem ser usados, desde que sigamos as orientações dos mais velhos e experientes. Aprendi com meu avô e meu pai, cheios da sabedoria popular.

      Excluir
  37. Olá pessoal peguei a castanha no parque de caminhada meu namorado disse q era bom como sou muito ressecada peguei ele disse como só um pedaço bem pequeno reparti em 3 a castanha como eu minha mãe e meu Subrinho eu q sou ressecada comecei a passar mau muito rápido com ânsia e cólicas depois veio a diarréia então pessoal muito cuidado com essa frutinha muito poderosa até eu q não ia ao banheiro fui rapidamente em menos de meia hora só jesussss kkkk

    ResponderExcluir
  38. Verdade que dentro do fruto tem uma folhinha que se não retirada pode matar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. A folhinha que tem dentro é que faz o efeito laxativo. Se ela for retirada acaba o efeito.

      Excluir
  39. Essa árvore é nativa na serra do mar ,muito usada pelo colonos para tratamento de animais domésticos, mas dizem que a castanha com broto é venenosa.

    ResponderExcluir
  40. Gente essa castanha é ótima eu faço o uso dela, é preciso sim tirar a película que fica entre as duas partes da castanha quando abertas, pois é essa película ou folhinha que fica entre as duas partes da castanha é que faz dar enjôo e ânsia de vômitos,depois que tiro essa película raspando-a com uma faca divido cada bandinha em duas partes e como uma partizinha a cada dois dias mastigo bem e engulo com um pouco de água, o efeito é laxativo e também depurativo, a castanha com o brotinho não é venenosa só faz a gente vomitar bastante não é verdade o que o comentário acima disse que se tirar o broto, folhinha ou película a castanha perde o efeito, se não tirar vai ser um Deus nos acuda tanto para cima tanto para baixo, escute o que estou falando pois conheço essa castanha desde criança,já fiz muito sabão com ela tenho a receita até hoje, sou do estado de Minas Gerais hoje não moro mais lá mas na região que eu morava tinha muitassss árvores dessa castanha ou cutieirá,minha vovó dava para todos os netos tomarem como um ótimo vermifugo,e funcionava muito bem, portanto não tenha medo de fazer o uso corretamente eu uso até hoje estou morando em São Paulo e por incrível que pareça tem algumas árvores dessa Castanha perto de minha casa não fico sem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc poderia compartilhar a receita para fazer sabão? Grato

      Excluir
  41. Se for a árvore que estou pensando... eu e meus primos já comemos muito o fruto, mas nunca aconteceu nada do tipo como efeito purgante :) agente chamava o fruto de "coquinho" pois ninguém sabia o nome. Queria encontrar a semente pra plantar a árvore, pois gosto muito de árvores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, eu acho que você e seus primos comeram outro tipo de castanha. Dificilmente alguém passa ileso dessa que é mostrada na postagem. Basta você ler os comentários e fazer uma comparação. Dá sim pra comer essa castanha e não ter o efeito laxativo, basta tirar a pequena folha que fica entre as duas partes. Mantenha contato, faço questão, assim que eu tiver mandar pra você fazer uma comparação. Abraço

      Excluir
    2. Moro no estado do Rio de Janeiro e indo visitar uma prima encontrei umas castanhas, pequisei na net e acho que é as castanhas que vcs estão falando. Pena que não consegui colocar fotos

      Excluir
  42. Meu marido comeu 3 castanha
    menos de 1hora já estava fazendo efeito...
    Rsrs

    ResponderExcluir
  43. Eu comi nada menos que 8 castanhas dessas no parque do sabiá em Uberlândia - MG... Lógico que comi sem saber o efeito, pois realmente é muito gostosa... Eu achei que eu ia morrer, nunca caguei e vomitei tanto na minha vida. O trem é bravo demais. Fui parar no hospital, virei a noite no "trono".

    ResponderExcluir
  44. Preciso encontrar esse fruto,como faço,sou de São Paulo capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner Ribeiro encontrei um pé enorme em Campinas SP esta semana, peguei varias bolotas , mas esta dificil enviar por correios agora.

      Excluir
    2. Tânia Maria, onde você teve a sorte de achar esse pé em Campinas? Precisa ser preservado.

      Excluir
  45. Trabalho na rua a com manutenção de esgoto numa empreiteira da Copasa em BH, Eu comi 7 sementes de boleira, para minha sorte estavam verdes, seu efeito foi "fraco" durou metade do dia só. Depois que comi fomfo fazer um serviço proximo a um lote vago "graças a Deus" fui neste lote umas cinco vezes. Cuidado com essa castanha. rsrsrs

    ResponderExcluir
  46. Boa noite,
    A pessoa que me apresentou este fruto há alguns anos recomendou comer somente o tamanho de um bago de feijão por dia, e foi o que passei para frente e que já ajudou muita gente a resolver o problema de intestino preso. Esta pessoa comeu duas castanhas e ficou hospitalizada, depois disso pesquisou para poder recomendar. E a danada da castanha é gostosa mesmo.
    Em vários anos de colheita, Hoje encontrei um fruto com três castanhas, que segundo dizem, quando a cotia encontra, come duas castanhas e enterra a terceira, se esquece e provoca o reflorestamento.
    Em Sabará temos muitos pés da cutieira.
    Estamos em maio e estão caindo os últimos frutos que amadureceram em abril.
    Abraços,
    Márcio Lobo
    31 999743413

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, obrigado pelo comentário, é com comentários como o seu que vamos interagindo com outras pessoas que passam por aqui e assim podemos trocar experiencias e contar como foi nosso contato com essa fruta tão polêmica.

      Excluir
  47. voce escreveu o nome do site errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus. "você escreveu o nome do site errado", indique o nome do site para que eu possa corrigir. Muito obrigado!

      Excluir
  48. Vários amigos meu comeram essa fruta na sobrevivência....resumo, vou merda p tudo quanto ė lado !

    ResponderExcluir
  49. Só sei que faz milagre msm 😂 um pedacinho galera já resolveu meu problema uma inteira é muito.#ficaadica✌️

    ResponderExcluir
  50. Estou com problemas de periodos longos sem defecar, fui ao mercado de ervas em Madureira-RJ e uma senhorinha portuguesa me indicou e preveniu sobre o uso. Vou experimentar , mas antecipadamente li os comentários e já me preparo pro que der e vier kkk

    ResponderExcluir
  51. Olha gente minha esposa quase a marei, disse para ela comer duas, está em coma na cama, dores abdominais, vômitos, diarreia e pressao baixa, essa é milagrosa, mas com doses pequenas, pois por pouco não matei minha esposa.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saberonde posso compra esta frutinha

    ResponderExcluir
  53. Como 2 castanhas sábado.Fui ao banheiro a noite toda. Umas 30 vezes mais ou menos. Era como um chuveiro, saía uma água feita. Fiquei de cama ontem o dia todo super fraca. Mas fui avisada.Mas o olho é muito grande, kkkkkk

    ResponderExcluir
  54. boa tarde, preciso dessa castanha, meu sogro esta com cancer é idoso e cismou que quer essa castanha se alguem tiver pra vender ou doar por favor entrem em contato comigo!
    Patriciadoartur@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Bom dia pessoal, onde encontro isso?? Se alguém tiver pra vender entre em contato no e-mail
    cristianesilva1976@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa noite tenho umas amigas que estao comendo certinho,elas abram a semente cortam em 4 comem um pedacinho por dia e estão emagrecendo e verdade que emagrece?

    ResponderExcluir
  57. Achei alguns comentarios engraçados , porem um milagroso remédio q conheci ontem após falar q meu papiro desde o dia 03/12/18 só foi ao banheiro apos uma lavagem no hospital. Por favor moro no RJ e onde posso comorar esse milagroso elixir? Meu cel 21 981247536 Alzira.

    ResponderExcluir
  58. Tô aqui, sentadinha no trono, rindo e chorando ao mesmo tempo...

    ResponderExcluir
  59. Comi um pedaço saborosa parecia xixi o número 2 gente cuidado

    ResponderExcluir
  60. Eu comi uma e confesso (com a maior vergonha do mundo): fiz cocô na calcinha, depois de velha...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  61. Gente os comentários são de mais. Kkkkk
    Então realmente esta castanha deve -se comer tipo 1/4 de cada pq o efeito e imediato. Laxante natural.

    ResponderExcluir
  62. Durante um trabalho em Minas Gerais eu me deparei com uma árvore da cutieira e inocentemente comi aproximadamente 6 de suas amêndoas. Após 30 minutos tive uma das piores diarreias de minha vida. As fezes saim liquefeitas e em jato com um odor terrível. Os efeitos só passaram após 3 semanas... Fiquem longe dessas amêndoas deixem elas para as cutias...

    ResponderExcluir
  63. Comi esse fruto! Em mim tive outra reação . Muitas dores no estômago,tonteira ,e minha visão muito embasada. Fiquei passando mal umas 7 horas de dor e ânsia de vonito.. nada de ficar indo ao banheiro. Meu corpo ficou todo mole e nem conseguia falar.
    Comi uma castanha inteira..

    ResponderExcluir
  64. Muito cuidado gente...... Eu comi uma antes de deitar pra dormir ... E já fui no banheiro 3x e estou com uma dor na barriga insuportável,pior que contração .... É uma dor horrível ,comi uma que meu primo trouxe da roça pois tenho o intestino muito preso!!! Se soubesse que tinha esse efeito não teria comido não ...

    ResponderExcluir
  65. Meu pai do céu, hoje andando pelo mato, encontrei uma fruta dessa, mas não conhecia, achei que fosse uma castanha normal, comi 2 e dei duas pra minha esposa, faz umas 4 horas que comi e ainda não consegui parar de ir ao banheiro, o efeito realmente 3 instantâneo, tomara que passe logo, tococrupegandofogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é recomendável e de bom senso, ao andarmos no mato ou não, é comer frutas que não conhecemos.Antes peça informações para saber de outras pessoas que já comeram. Uma outra dica importante, porém não 100% confiável é se a fruta está sendo consumida por animais ou pássaros, no caso dessa castanha é muita apreciada pela cotia.
      O melhor mesmo é não arriscar se não conhecer.

      Excluir
  66. Os comentários sao unânimes em dizer que a castanha é um poderoso laxante,mas alguém pode me dizer se emagreceu?

    ResponderExcluir
  67. Moro em Bonsucesso no RJ, tem uma área de preservação ambiental dentro da UFRJ ,onde tem muita cutieiras,interessados me liguem apartar das 15:00hs 21993855717 e 2131050528,tem muitas castanhas.

    ResponderExcluir
  68. Primeira vez, comi uma inteira,foi banheiro na certa,,,,COITADO do vaso,depois descobri que 1/2 ja resolveria,.....

    ResponderExcluir
  69. Como aliviar a dores da cólica causada pela semente da cotia?

    ResponderExcluir
  70. Tava no club com um amigo e comemos várias castanhas. Logo veio as contratações e depois de umas 2 horas cá estou eu mixando por tras e lendo os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez errado! Primeiro você deveria pesquisar e depois comer aí dava pra ler os comentários sem estar no trono.

      Excluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...