.


27 de dezembro de 2008

>Natal simplesmente

Arquivo pessoalLembro-me dos natais passados na terra onde nasci. Tudo muito simples, não existia o burburinho dos grandes centros, a criançada não exigia presentes. Não fazíamos, até hoje não se faz a Céia de Natal.

O que fazíamos era assistir a 'Missa do Galo', símbolo do Natal. Véspera era dia das mulheres ir para o forno, claro, forno de lenha preparar deliciosos pães, bolos, biscoitos e muitos doces feitos na ante-véspera. Também era tempo de oração e agradecimento.

No dia de Natal, o aniversariante era verdadeiramente festejado, as famílias preparavam um grande almoço, com todos reunidos, em torno de uma grande mesa de madeira, não sem antes agradecer os alimentos servidos.

Nos dias atuais, as pessoas pensam em ganhar presentes. As crinças são influenciadas pelos anúncios nas tvs a pedir para os pais comprarem os brinquedos mais modernos.

Naqueles tempos, quando ganhávamos algum brinquedos eram artesanais, os meninos ganhavam carrinhos de madeiras e as meninas bonecas de panos. Assim era meu natal!!

Um comentário:

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...