.


30 de novembro de 2008

>Porco no rolete

Imagens /arquivo pessoal
À aniversariante do dia parabéns!!O domingo foi excelente, fomos comemorar em família o niver da minha cunhada, Geni, com uma rodada de porco no rolete no “Restaurante Rio 40 Graus”. Muito legal mesmo, foi um domingo diferente.
Abaixo prato principal...O 
Olha a cara do bicho...

Juro que não entendi até agora; por que será que todo porco, ou leitoa assados inteiros tem que ter sempre uma maçã enfiada na boca ? É tradição, supertição ou sei lá o que... Se você souber a resposta por favor!.
Eis uma resposta inteligente
A comentarista identifica apenas como:
Soninha doida disse...
"Todo porco assado tem uma maçã na boca para esconder seus dentes, óbvio, e não poder contar a ninguém a maldade que fizeram com ele. Se eu pudesse, colocaria maçãs na boca de muita gente, que nem serviria para se tornar um assado".

Soninha, apareça !! achei o maximo sua colocação

O autor


19 de novembro de 2008

> Receitas do "Betinho" Batata rosti

As batatas são surpreendentemente nutritivas e possuem poucas calorias. Quando consumidas com casca são rica fonte de carboidratos complexos e fibras. São, ainda, boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Seu sabor completa a maioria dos alimentos.O sabor e conteúdo nutricional de uma batata variam de acordo com o seu preparo. Muitos dizem que as batatas engordam, mas isto só acontece quando são fritas ou servidas com manteiga ou molhos gordurosos. Uma batata de tamanho médio assada ou cozida tem entre 450 a 500 calorias e até 35 g de gordura.

Uma xícara de purê de batata com leite fornece cerca de 130 calorias, comparadas às 355 calorias encontradas em uma xícara de batatas gratinadas. Ao prepará-las, convém conservar a casca, porque a maioria dos nutrientes fica junto à superfície. Uma vez descascadas, as batatas cruas perderão a cor quando expostas ao oxigênio. Por isso, cozinhe-as imediatamente ou coloque-as em água com vinagre ou suco de limão.
Assadas, cozidas no vapor ou preparadas no microondas, preservam o máximo de nutrientes. As receitas, como vimos, podem ser variadas, mas sempre com muito sabor. Nesta semana separamos uma especial, a Batata Husth ou Batata Suíça. Confira! (colaborou Amauri Rocha)
Receita Batata Husth (ROBERTO) Preparo: Cozinhe as batatas e descasque-as. Quando estiverem frias, rale em pequenos pedaços e reserve. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e espalhe a batata ralada. Deixe fritar por um minuto em fogo baixo. Em seguida coloque o recheio que pode ser de calabresa, mussarela, bacon, presunto, bacalhau, atum, frango desfiado e o que mais a sua imaginação mandar. Pode-se acrescentar azeitonas (verdes ou pretas), milho, tomate ou ervilhas.

Após acrescentar o recheio, coloque mais uma camada de batata ralada e uma de mussarela. Tampe a frigideira por dois minutos até que o queijo derreta sobre a batata. Espalhe queijo ralado e está pronta para servir. Acompanhada de um bom vinho de sua escolha.
A Batata Husth é uma boa opção para se fazer em casa quando houver a visita de amigos, parentes ou mesmo com a família. Bom apetite.

8 de novembro de 2008

>Intestino preso o que fazer!!


Joannesia princeps Vell
Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.
Juss., Anda brasiliensis Raddi

Família: EUPORBIACEAE
Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-
de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de-
gentio, indaiaçu.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais.


PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS

Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego medicinal como purgante e energético e, industrialmente substitui o óleo de linhaça para pintura. A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos, além da facilidade com que o vento pode quebrar seus galhos. 

Esta linda árvore conhecida popularmente na região, como cutieira, produz uma castanha de sabor delicioso, porém perigosa para quem não conhece seus efeitos e não sofre de problemas intestinais. A partir do momento da ingestão o intestino desprende aproximadamente em 1/2 hora, variando de pessoa pra pessoa. A população local tem histórias pra contar sobre os efeitos desse fruto começando pelo (rs,rs,rs,rs) autor. Se você souber do que se trata, por favor, se manifeste ou mesmo pra dar sua opinião a respeito. 


Florada: Julho a Novembro
Fruto: Setembro a Dezembro
A direita o fruto após cair do pé e soltar sua casca que se abre em forma de uma estrela de quatro pontas. Cada castanha produz apenas duas sementes com uma segunda casca. Confesso que, quando ainda criança desobedeci meu pai em nome do sabor, até hoje não esqueço o resultado da desobediência. O pior de tudo é que não teve como esconder, precisa dizer mais alguma coisa?


As sementes da cutieira possuem cerca de 37% de um óleo denso e amarelo, útil para fins medicinais (como purgante), industriais (substituindo o óleo de linhaça para pintura)
[LORENZI, 2002]. Veja este vídeo com a Regina Casé

7 de novembro de 2008

>Tradição mineira

 Doce de goiaba
 Biscoito de polvilho caseiro direto do forno

O mineiro com toda sua calma, montado, em seu cavalo guiando com paciência. Ou será o contrario? Sendo guiado pela junta de bois, já que não tinha o candieiro. Bom, quem não sabe, candieiro é aquele que vai na frente guiando os bois. Na região ainda se utiliza muito o carro de boi para transportar a produção em locais aonde é impossível o acesso de caminhões e outros meios de transporte, devido o terreno acidentado. É a tradição, ainda, presente em nossos dias mesmo com toda tecnologia. Esse hábito torna a vida cheia de nostalgia, é como se o tempo não passasse.

>Monstro das estradas

Imagem/J. AraújoTrafegando pela Rodovia BR – 040, Próximo a Juiz de Fora no sentido Rio de Janeiro Minas Gerais, deparei com um comboio de carretas acompanhadas por batedores transportando estes enormes pneus medindo mais de 4 metros de altura, pesando 4 toneladas. Carga maxima para cada carreta 4 unidades.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...