.


23 de janeiro de 2009

Conversa entre amigos

Um dia fui convidado por um amigo para tomar um copo de leite, isso mesmo, um copo de leite. Você deve estar achando estranho alguém convidar você para tomar um copo de leite. Estava passando bem na hora da merenda escolar em uma sala improvisada no local de trabalho onde esse meu amigo estudava. Ele está em um curso de alfabetização para adultos; um senhor já de idade bem avançada, com uma grande vontade de aprender.

Travamos ali uma conversa animada com a participação efetiva da professora e outros alunos, relembrei quando vivia na roça, - pra quem não conhece, zona rural - a maneira como, a maioria de nós, tomávamos leite.  Usávamos sal enquanto a maioria usava açúcar. Falei, ainda da vida simples e como éramos felizes assim mesmo. Não tínhamos fogão a gás nem geladeira, mas nada se perdia.

Na falta da geladeira, e com uma grande quantidade de carne de porco produzida ali mesmo no sítio, minha mãe fritava toda aquela carne com a ajuda de vizinhos e guardava entre a própria gordura produzida.  Isso durava por longos meses como conserva, na hora do almoço ou jantar era só esquentar e saborear aquelas delícias de mistura.

Pude perceber que nesse bate papo despretensioso, ali havia pessoas que um dia também já viveram a mesma experiência.

Produzíamos quase tudo que consumíamos, comprávamos sal e macarrão. Naquela época não tínhamos luz elétrica e nossa iluminação era à base de lamparina, mesmo assim sobrevivemos a todas as dificuldades e estamos todos vivos (7 irmãos) para contar um pouco da história.

Hoje parece que foi dia de relembrar um passado não muito distante, ao lado de outros amigos de trabalho. Em outro momento estávamos observando os passarinhos se alimentando com frutas colocadas para os mesmos.  Pássaros soltos que vivem sem muita alternativa de sobrevivência nas grandes cidades. Precisamos zelar pela natureza e ensinar a essa geração que muitas espécies não poderão ser mais vistas no meio ambiente em que vivemos.

A conversa rolava solta quando relembramos de várias delas que se extinguiram ou estão à beira da extinção. Eu disse a esse amigo que tive a oportunidade, ele também teve, de conhecer soltas na natureza diversas espécies hoje quase inexistentes, onde existia,  não existe mais por falta de consciência e a grande devastação de seu habitat restou apenas uma enorme degradação do meio ambiente muitas vezes irrecuperável.

Talvez seja eu um saudosista, mas confesso que vivi uma época em que presenciei a destruição de grandes florestas. A natureza até hoje batalha para sua recuperação, os animais estão retornando e aos poucos, aqueles que conseguiram escapar da sanha do homem hoje estão retornando para alegria dos preservacionistas. Não sei até quando podemos viver em harmonia com o meio ambiente; mas precisamos aprender a respeitar o meio em que vivemos tão maltratado e poluído, tudo isso feito em nome do progresso.

Parece-me que hoje já estamos vendo um maior investimento nesse sentido. Rios onde antes existiam peixes veem hoje o esgoto correndo sem nenhum tipo de tratamento, não merecemos tanto descaso das autoridades deste país que pouco fazem diante de tudo que é arrecadado de cada um de nós.

Mas voltando ao assunto, me orgulho de ter nascido em meio à natureza e poder observá-la de perto, os chupins é um caso a parte, como são exploradores, acho que os políticos aprenderam com eles. Diversas vezes deparei com os mesmos destruir os ovos do tico-tico fêmea e substituir pelo seu.

Um dia resolvi fazer justiça com as próprias mãos, descobri uma fêmea de chupim procurando um ninho, fiz o que ela sempre fez com sua escrava, antes que chupasse os ovos retirei-os e protegi. Aguardei pacientemente sua volta à casa alheia, quando a colocou seus ovos providenciei a troca, no outro dia repeti a operação; assim evitei a exploração mais uma vez de um pássaro inocente e indefeso que na maioria das vezes mesmos vendo a diferença de cor trata aquela enorme ave que prolifera à custa do trabalho escravo. Temos muitos chupins entre nós mesmo não ocupando nossos ninhos. É a natureza ditando as regras.
J.Araújo

Um comentário:

  1. Como vc disse temos chupins entre nós!!!!os chupins são egoista e Só pensam no proprio bem estar esquece da coletividade!!!mas em materia de saudosismo me junto a vc E acrescento eramos felizes e não sabiamos!!!hoje na era do virtualismo a gente mal se lembra como era receber uma cartinha !!!como era dificil tirar uma fotografia e enviar para alguém distante não é??
    Sim eu tbém comi muita carne de porco conservada na propria banha!!
    milho verde fresquinho bolo de milho ,pamonha, curau !!!ah !!!e a goibada feita naqueles tachos enormes no fogão de lenha!!!humm
    coisa ´boa heim hoje tudo industrializado e parece que nem tem mais sabor !!é meu amigo se isso é ser saudosista vou ser tbém
    junto com vc !!!adorei seu artigo
    bjosss!!!te adoro minha inspiração!!!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...