.


19 de março de 2009

Agressão a natureza

web
(árvore chorão)
Quando se fala em preservação da natureza, estamos falando da fauna e da flora. Hoje - juntamente com alguns colegas no pátio de estacionamento no local de trabalho - tive o dissabor de presenciar uma cena no mínimo revoltante. Ah, o local comporta vários departamentos, descentralizados do poder público; saúde, educação, serviço social e habitação.

Uma senhora que aparentando ter uns 42 anos, mais ou menos, chegou em seu carrão, um Ford Eco Sport – o local é pobre em termos de sombra, o calor é infernal, o terreno não ajuda muito, mesmo assim plantamos várias mudas de árvores para num futuro mesmo que não sejamos nós a desfrutar, o lugar se torne um pouco mais fresco e agradável com sombras. Essa senhora, educadora por sinal, chegou atropelando uma das várias árvores plantadas, derrubando-a.

Um dos nossos, da Secretaria da Saúde, procurou nossa chefe para denunciar o ocorrido. Ela disse: - melhor deixar pra lá esse pessoal é estressado! Ah, eu não agüentei, ficamos de plantão, e aguardamos ela sair. Ao se aproximar do veiculo novamente perguntei a ela se ia deixar a arvore, caída, machucada, ali no chão ou se ia providenciar o socorro da pobre árvore.

Não falei mas pensei: A natureza paga muito caro pela ignorancia de muitos igual a ela, que não demonstrou o mínimo de respeito. Respondeu que não havia sido ela, apesar de testemunhas oculares, a autora da 'derrubada'. e disse que na saída, dessa vez, passaria em cima. Criou se um atrito entre funcionários da saúde na defesa da arvore e a "educadora".

Sim, educadora entre aspas. Quando a mesma saiu levantamos os frágeis galhos que insistem em crescer naquele terreno pedregoso. Colocamos um cano de ferro fincado, proteção com pedaços grandes de concreto e madeiras, para ver se alguém pare de atropelá-la. Não é a primeira vez que a mesma sofre esse tipo de agressão por parte de motoristas 'bração' e mal educados.

Mesmo sendo educadores. Imagine se não fosse. Vamos esperar o quê desse tipo de gente. A natureza pede socorro - e fazendo um trocadilho - nós da saúde fomos imediatamente socorrê-la. Ah, estava esquecendo de dizer o nome da pequena árvore, das várias mudas que plantamos. É o famoso "Chorão".

11 comentários:

  1. Nossa que lindo,adorei!
    'Se a lágrima tivesse cor
    deveria ter a cor de um brilhante.
    Como a lágrima é preciosa,
    Deus deu-lhe a cor do diamante'.
    beijos
    MARI AMORIM

    ResponderExcluir
  2. São essas pessoas de melhor poder aquisitivo que menos se preocupam com a natureza, o meio ambiente, se acham inatingíveis. Pobres coitados de espírito. Educadora de que? de falta de postura? e educação?

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ver uma voz se levantar em sinal de protesto!
    Chamou minha atenção " Serras de Minas", afinal sou mineirinha...rs
    Por isso aqui estou escrevendo para vc...
    Esse mundo virtual nos faculta isso...
    Ir invadinho, lendo, comentando... Que bom que vivemos em tempos modernos...rs


    Beijos avassaladores!

    ResponderExcluir
  4. amei teu comentário,
    engraçado,23/09 é meu aniversário
    adoro serra,volte mais vzs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai eu fico imaginando o que essa educadora pode ensinar de bom, pois já vejo que nada...

    Fique com Deus, menina J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Mas aqui é muito legal!!!
    Querido amigo, valeu...
    Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. DEVERIA TERMOS MAIS CUIDADO COM A NATUREZA PORQUE PRESISAMOS DE UM AR LIMPO P RESTIRARMOS PENSE ANTES DE AGREDIR A NATUREZA

    ResponderExcluir
  8. o meu apelido é:- joão rocha. morador de uma favela desde o dia 16/06/ de 1966. E quando ficamos sem moradia, sem ter pra onde ir, resolvemos invadir uma lasca de terra que dizia ter dono, mas não tinha. tanto que cada um fez alí um barroco de lata de querozene e pau a piqui na beira do rio paraíba do sú na cidade de campos dos goytacazesRJ.
    E como a história do BRASIL é, e sempre foi polêmica, e recheada de segredos não divulgados até hoje. Foi onde a falta de respeito a tudo etc. chegou a destruição da natureza sem limite etc.- eu já estou hoje, com 70 anos. sei que já estou partindo, e vou deixar para as fururas gerações, uma natureza quase morta pedindo SOS aos humanos donos da ganancia, que ainda dá para recuperar um pouco da natureza!!! - a natureza é a nossa vida. E se a natureza morrer, todos, tudo morrerar! - eu sei que concelho não é bom, porque ´de graça. E por ser de graça ninguem quer!!- então, que morram o futuro da humanidade que não respeitam a nossa mãe natureza!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. isso achei meu tema para o trabalho agressão a natureza de geografia é muito importante termos mais cuidado com a natureza isso serve pra todas as pessoas que naum tem cuidado com a natureza

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Renata, que bom saber que achou o que estava procurando.`

    É gratificante poder de alguma forma colaborar com o aprendizado dessa junventude; que precisa ser mais consciente em termos de preservação.

    Espero vc outras vezes.

    ResponderExcluir
  11. tres interessant, merci

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...