.


22 de março de 2009

>Desperdício chega a 45%

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de dezembro de 1992 (p. 22/02/93), através da qual 22 de março de cada ano é declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

Dia mundial da água, (22 de março) onde tem água tem vida, o Brasil é um país privilegiado em termos de reserva de água doce. Temos 25% de toda reserva mundial. Mesmo assim temos regiões que sofre com a seca que castiga milhares de pessoas. A água antigamente se ‘vendia’ a idéia de que era um bem infinito, o que não é verdade. O desperdício é extremamente elevado começando nas empresas de tratamento; na distribuição de água tratada as perdas chegam, segundo pesquisas, a 45%. Com certeza, é um dado preocupante diante da escassez desse líquido precioso, enquanto o consumo médio aumenta a cada dia.

Temos ainda o desperdício individual, por falta de sensibilidade de muitos consumidores; que devem pensar: “to pagando...” quanta ignorância!A média européia fica entre 200 e 300 litros e, aqui no Brasil, gastamos, em média, 180 litros. A situação na África Subsariana, claro, é bem diferente. Em Moçambique, a população tem acesso a menos de 10 litros diariamente. No Quênia, as pessoas precisam andar quilômetros para conseguir de 12 a 14 litros ao dia. Em época de seca, quando os rios encolhem, esse número cai bastante. A falta de água é problema sério em um planeta sedento e desigual.

Num período de um dia, 4.900 crianças menores de 5 anos morrem de diarréia no Quênia. A doença, segunda maior assassina de crianças em todo mundo, tira a vida de 112 bebês quenianos a cada mil que nasce. A relação acesso à água e doenças é bastante clara. "Com o aumento da oferta de água no Nordeste brasileiro, a mortalidade infantil caiu drasticamente na região", confirmou o coordenador de Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO/Brasil), Celso Schenkel. Segundo ele, 1,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não contam com o fornecimento de água potável e estão sujeitas a enfrentar doenças mortais ou viver sem a dignidade de um banho.
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2007/12/03/ult4476u17.jhtm

5 comentários:

  1. Complicado não?
    Este Brasil...
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Querida Betânia!!

    E eu que sentia dor na consciência, quando mandava algum impertinente pra puta que pariu!!!
    Ufa!! estou aliviada!!

    Não conhecia este seu espaço e adorei. Muito informativo e interessante. Parabéns!!
    Já está na minha pastinha de favoritos.

    Agradeço o carinho de sua visita.

    Uma linda semaninha pra você.

    Beijokas mil no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Adoro vir aqui,e me deliciar com seus textos,nem sempre dá tempo comentar,mas saiba,estou sempre por aqui.apareça.
    beijinhos,
    Mari

    ResponderExcluir
  4. JAraújo,
    fiquei feliz com a visita e comentário,só que vc nao deixou o endereço do kdureza,perdoa,é que fiquei atrapalhada,poderia deixar o link,completo?Qto,ao comentário,fique a vontade,adoro conhecer o ponto de vista,dos amigos,se desejar me add.no msn.email sao os mesmos.mafaldarebelde_7@hotmail.com.Teu blog,é muito bom mesmo,ainda mais que tem a data especial de minha vida 23/09 rs.estamos quites,escrevi bastante.
    beijos na alma.
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Hum, o dia da água é algo importante para lembrarmos quanto este recurso é importante, mas o negocio é que o pessoal acaba esquecendo o assunto no restante do ano, isso que é o problema...

    Fique com Deus, menino J Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...