.


1 de julho de 2009

> Receita ecologicamente correta para matar formigas,

Nós sabemos que as formigas é um terror nas plantações. Quem já não teve alguma planta cortada pelas mesmas que levante a mão. Sua roseira estava linda à tarde, (não somente as roseiras, mas vários outros arbustos são muito apreciados) no outro dia você levanta e leva aquele susto, só encontra os tocos. Foram as formigas que detonaram tudo. Ai você resolve colocar veneno para acabar com elas; procura uma casa especializada na venda de produtos agropecuários, até aí nada demais, o problema é: você pode até acabar com as formigas, mas vai prejudicar o meio. Já que o meio ambiente  em que vivemos está pedindo socorro vou dar uma dica que pode ser muito útil para quem tem algum problema com as formigas cortadeiras.


Receita: Farinha de pão, (isso mesmo, farinha de pão, você não leu errado não), pegue aquele pão que você esqueceu, rale no ralador de queijo mesmo, umedeça com vinagre, amasse bem, faça pequenas bolinhas e coloque no caminho das formigas. Não guarde a massa pronta de um dia para outro para não estragar.

Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Ai você pergunta: o que tenha a ver bolinha de pão feita com vinagre. Explico, tem tudo a ver. Como sabemos, as formigas se alimenta de fungos, quando elas recolhem as bolinhas de pão com vinagre para a colônia acaba por contaminá-la com o pão que já contem fermento mais a reação do vinagre. Com isso toda a colônia é dizimada sem prejudicar outros animais e pássaros que por ventura venha a comer as bolinhas. Pense nisso. A natureza agradece.

Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico. Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas. Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas são uma boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna. Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água. 


Espero ter colaborado com essas dicas.

42 comentários:

  1. Meu amigo, obrigada por me autorizar a postagem , achei maravlhosa, amo teu Blog, sempre nos trazendo informações.
    Ah !! Amei aquele da resposta q vc disse q escreveu outro dia , postarei junto,....depois veja la, ....ok
    Muita paz e luz!!!
    Beijos
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Detesto matar seja o que for....mesmo que nao goste das formigas.

    Venho lhe desejar um bom fim de semana e deixar mil beijos sem morte de nada hiihih
    Rachel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Whispers, Rachel, seus comentários são dispensáveis, você não deve ter terra no seu dia a dia, deve viver no concreto...

      Excluir
    2. eu também não gosto de matar,quem tem vida quer viver,mas estou numa situação difícil,as formigas de roça detonaram de um dia p/ o outro o meu jardim,fiquei apavorada,meu marido é quem vai da um jeito nelas,pois não tenho coragem de matar as bichinhas

      Excluir
    3. Rachel eu tbem sou contra a violência principalmente contra animais e insetos,sou é a favor da reproduça,pelo visto vc tbem.
      Então q tal começarmos uma reprodução da hora povoar bastante,ajudar a vida se espandir?

      Excluir
  3. olá tudo bem ?
    há muito tempo eu comecei a acompanhar seu blogger porém não mandei mensagem nehuma porém pela primeira vez eu faço um comentário ...eu estudo agronomia e ainda por cima Tenho um amor imenso por Minas Gerias...
    Eu gosto muito de história de formigas conhecer mais e já tinha visto na Tv uma reportegem parecido com essa postagem ..interessante....!
    Boa semana !!!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ Jota!
    ADOREI O POST!
    BOAS ENERGIAS
    UM BEIJÃO

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo. Muito interessante esta receita para acabar com aquelas criaturinhas que dizimam várias culturas. Eu usava um produto quimico que inibia a decomposição das folhas, fazendo com que as "diabinhas" morresem de inanição. Vou colocar em prática esta receita.
    Retorno um outro dia comentando o resultado.
    Richard M. Costa

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Passei para deixar um grande abraço,pelo dia de hoje,embora todos os dias são dias especiais para os amigos de verdade.
    Boas energias
    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  7. gostei muito da dica sobre as formigas, aqui na minha chacara tem muitas,e fico com medo de colocar veneno pois tenho muitos gatos, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meu amigo,
    primeiramente vim agradecer sua visita e o carinhoso comentário deixado em meu blog ok?

    Estou passando exatamente por este problema aqui em casa. Tenho uma roseira que é meu xodó, mas infelizmente de uma hora para outra as saúvas simplesmente detonaram a bichinha.
    Fiquei muito triste. Agora estou vendo algumas mudinhas nascendo novamente e irei ficar de olho. Se essas danadas voltarem a atacar eu vou colocar em prática a sua dica.
    Um grande beijo e serei mais uma seguidora deste excelente espaço!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem como "eliminar formigas". Outro dia também coloquei esse dilema no meu blog, pois as danadinhas invadiram a minha cozinha e até hoje não sei o que fazer. Vou fazer essa receita e ver se funciona, pois aqui em casa está insuportável!!
    Obrigada amigo e ótima semana p/vc!!

    ResponderExcluir
  10. Eu moro em apartamento e não tenho roseiras, e elas aparecem em determinadas épocas (aquelas bem pequeninhas que faz cosquinha na gente), aí eu faço um spray com óleo de cravo da índia e borrifo no caminho delas.

    ResponderExcluir
  11. Estou com problemas no meu jardim, estas formigas estão acabando com minhas roseiras.Vou seguir sua dica. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela receita para acabar com as formigas.Já tinha usado todos os produtos químicos imagináveis e não conseguia acabar com elas.É o desequilíbrio ecológico fazendo efeito!Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela receita vou coloca-la em pratica pois tenho 4 cães e não posso usar qualquer tipo de inseticidapois eles ficam soltos.Tomara que resolva o problema pois não aguento mais ver minhas rosas só no caule.

    ResponderExcluir
  14. as minhas formigas adoraram essa receita,não deu certo repeti a dose depois ralei 3 paes com vinagre e coloquei em toda a planta e em volta do vaso e elas comeram tudo e ainda cintinuaram comendo a minha roseira,tô braba!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Evelyn, o resultado não aparece de imediato, demora bastante dias para ser percebido.

    Até porque, todo o material levado para dentro do formigueiro precisa entrar em decomposição e o processo é lento. Você é a primeira pessoa a reclamar da receita. Fiz várias experiências antes de divulgar o resultado.

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde! Olá,gostei da dica! Eu só queria fazer uma observação ao dono do Blog,sobre a escrita que está na foto,não dá para enxergar e entender.Espero que mude,abraços.Meu email: abueno21@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Mauro - obrigado pela receita, vou experimentar hoje. Gostaria de saber como eliminar ratos que ficam tentando entrar no galinheiro.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as receitas.Gratidão por tudo!

    ResponderExcluir
  19. me ajudou muito na horta temm muita formiga obrigadaaa espero que dar certo

    ResponderExcluir
  20. Borrifar água com vinagre também é muito eficiente.
    Pode colocar ao redor do tronco farinha de milho faz com que elas sumam, já que não conseguem digerir as enzimas do milho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ....as formigas aqui estão carregando pedaços de milho e quirela do galinheiro.....

      Excluir
  21. Vou fazer esta receiinha .se der ceto te comunico bjs

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Pela Receita,Nunca Pensei Que

    Conseguria Matar Todas as Queras Formigas Insuportavelis

    ResponderExcluir
  23. Ahhhhhhhhh... ja usei tudo sobre condimento para preservar o pé de romã e nada funcionou, vou tentar a farinha de pão, a graxa e sei lá mais o que. vou por alcool e queimar o formigueiro que já tem uns 60 centímetros! já perdi minhas roseiras, hortaliças e outros pés de frutas! faço canteiros de verduras e dali uns 3 dias só sobram os talinhos! gostei da matéria e vou deixar no meu favorito, depois conto quando tiver romãs, obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Há alguns muitos anos, elas não precisavam ser mortas, pois havia planta o suficiente para não chegarem em nossos quintais, porém nós fizemos o mesmo que elas fazem hoje. A falta de plantas em alguns lugares e a mudança do clima esta as forçando a chegar com mais frequencia ate nós. deixemos as folhas no solo, não retiremos as plantas que chamamos de pragas do jardim ou terrenos ao redor das nossas plantações. Os invasores não são elas, somos nós.

    ResponderExcluir
  25. Ah!!! Vou usar esta dica da farinha de pão com vinagre, espero postar boas notícias... Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  26. por favor e quando nao tem as trilhas delas aki na minha casa esta empestada arrodearao minha casa e estao fazendo casa embaixo da minha ja coloquei veneno e nada resolvel como posso fazer para acaba com elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delaney, você não especificou que tipo de formiga tem aí na sua casa. Se for a cortadeira, mesmo não tendo trilhas, você pode colocar as iscas de pão próximo aos buracos por onde elas entram e sai. Ah, outra coisa, faça bolinha bem pequenas, minusculas para facilitar o transporte pelas formigas.

      Excluir
    2. Obg pela ajuda vou fazer isso amanhã MSM pq hj eu coloquei um pó químico MS amanhã com certeza farei isso obg por td

      Excluir
  27. isso também serve para todo tipo de formigas ou só para as do tipo cortadeira?

    ResponderExcluir
  28. Serve também para formigas de orquideas? ??

    ResponderExcluir
  29. Olá amigo! Gostei da dica sobre as formigas, sei que as pobrezinhas fazem parte do ecossistema,mais ela detonaram a minha horta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Amei e agradeço pela dica, as formigas acabam com tudo aqui, não uso veneno, mas achei interessante a sua receita, vou fazer!
    Felizes dias, abraços
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  31. ESTOU FAZENDO A EXPERIENCIA,QUERO SABER QUANTOS DIAS LEVA MAIS OU MENOS PARA ELIMINAÇÃO E SE TENHO QUE COLOCAR TODOS OS DIAS ATÉ ELIMINÁ-LAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, o resultado não é imediato. As formigas começam a diminuir, depende muito do tamanho do formigueiro, mas geralmente de 10 a 15 dias. Continue colocando enquanto você perceber que elas estão carregando.

      Excluir
    2. Obrigada.Vou continuar.

      Excluir
  32. Vou tentar, essas receitas , espero que acabe com as formigas da minha orta.

    ResponderExcluir
  33. Fiquei curiosa você deu esta receita foi desenvolvida por você ou é experiencia de outro que você está compartilhando? Gosto de coisas naturais por isso atempo venho procurando algo para combater as formigas.

    ResponderExcluir
  34. Eu já fiz todas estas dicas e outras que vi nos blogues e vários tipos de venenos , mas nada adiantou ...comprei um veneno não toxico a base de CANA DE AÇÚCAR e foi o único que deu resultado instantâneo, mas agora não consigo mais achar este veneno já fui em todas as lojas possíveis...QUANDO ELES VEEM UMA COISA QUE DÁ RESULTADO JÁ TIRAM DO MERCADO POIS NÃO COMPENSA A ELES ALGO QUE DE RESULTADO IMEDIATO...E LÁ SE VÃO MEUS PÉS DE MIXIRICA ROSEIRAS E TD MAIS

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...