.


1 de outubro de 2009

São Paulo x Minas Gerais e o acordo de cavalheiros

São Paulo e Minas Gerais, em outros tempos tinha um acordo de cavalheiro onde os dois estados revezavam o comando do país. Aquele período ficou conhecido como a política do "café com leite". Nas próximas eleições presidenciais teremos, com certeza, uma disputa interna dentro do PSDB entre os governadores José Serra de São Paulo e Aécio Neves de Minas Gerais.

Nenhum dos dois admite o fato abertamente, mas são candidatíssimos ao Palácio do Planalto. O Presidente Lula tem a vantagem da máquina administrativa nas mãos e saiu na frente; há muito tempo vem fazendo campanha para eleger sua candidata, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Enquanto isso, muita água vai rolar.
 
Na briga da maré contra o rochedo, a ministra que esteve no olho do furacão com o caso da investigação do filho do Senador José Sarney, olha o nome do Sarney aí de novo, a ex-secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Vieira, tentou de todas as formas provar que teve um encontro com a ministra, mas não conseguiu. 
 
Disseram que não tinham mais as imagens do circuito de tv, na verdade, apagaram, ficou o dito pelo não dito. Isso é que é blindagem. Mas seja lá como for, o povo na verdade quer é menos corrupção e mais trabalho sem precisar ficar dependendo de esmola do governo, seja ele de que partido for. 
 
(a) J Araújo

9 comentários:

  1. Amigo, que bom tê-lo de volta!
    Olha, política é caso sério... fico sem palavras por causa de tantas decepções. Espero mesmo que as coisas melhorem. Ando de olho no PV, sabe, sei lá... vamos ver...
    Bênçãos.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo, não importa o governo se ele for justo...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ Araújo, lembro-me que a política "café com leite" foi um acordo firmado entre oligarquias estaduais e Governo Federal na República Velha. Teve início em l898 no Governo do paulista Manuel Ferraz Campos Sales, e encerrou em 1930, com Getúlio Vargas.Foi somente nesse Governo de Getúlio que os trabalhadores brasileiros começavam a conquistar direitos de férias, décimo terceiro salário, e o FGTS que eram recolhidos as caixas de pensões, (daí já começa outra história...).

    Parabéns, bom texto.

    Hoje nossa política leva o nome de "encerrando o assunto com pizza". kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é!
    E a gente não ganha nada com isso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Você já me cativou desde do primeiro momento .
    É claro que aceito sua amizade .
    Você veio para a minha vida em forma de presente .
    Você é muito mais que um amigo virtual , você é real : é de carne e osso e tem sentimento .
    Li este texto pela primeira vez , faz exatamente 31 anos ( trinta e um anos ) , mas ele ainda causa a mesma emoção em mim , novo algo que tivesse saído do forno . Feliz de mim que lia Vinícius de Morais na minha infância , porque me apaixonei por Literatura de cara . Na verdade, sou de uma família de contadores de hístórias , algo que passa de geração para geração , tá no sangue , tá na alma da Família ARAÚJO .
    Não é por acaso que você também é um contador de histórias , creio que a família ARAÚJO seja uma só , mesmo que os laços sejam distantes ...
    Você me chamou atenção no começo , porque J. ARAÚJO é o nome do meu analista e como ele é muito especial para mim , seu nome jamais passaria despercebido .
    Como tenho uma sensibilidade muito aguçada e uma intuição mais que aflorada , eu já sabia que você tem as características deste amigo tão procurado em pleno século XXI .
    Você é acima de tudo um amigo .

    ResponderExcluir
  6. Todos os anos é a mesma coisa! Temos poucas opções de voto, pois eles nunca renovam. Como sou paulista, gosto sim do José Serra, acho ele competente e parece ser honesto, pelo menos até hoje nada contra, mas não sei se seria um bom presidente! Tenho muitas dúvidas... O Brasil precisa de alguém de cara nova, com determinação, vontade de mudar, vontade de lutar pelo nosso povo e vontade de acabar com tanta corrupção, tanto roubo e tanta hipocresia. Será que existe alguém assim???
    Só de pensar nisso, chego a desanimar!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que a gente não sabe o que é política honesta...

    e, prá variar é o povo que perde... uma pena...

    Gosto muito quando vai ao "Eucaliptos"...

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Precisa cronica a respeito da pp (piada política),em que entre o bizarro e o surrealista percebemos!

    Abaço!

    Viva Vida!

    ResponderExcluir
  9. Politica,politica.
    kkkkkkkkk
    Estou me envolvendo com isso por aqui.
    Acho q irei te visitar mais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...