.


28 de janeiro de 2010

>Mariana

web
Mariana - MG
A cidade não tem o charme e a fama da vizinha Ouro Preto, distante apenas 12 km, nem está tão bem conservada, o que explica porque parte dos turistas esquece de dar uma esticadinha na viagem para conhecer Mariana. Grande engano. A cidade guarda verdadeiras preciosidades do período colonial brasileiro e um olhar atento revela as joias dispersas.
Para isso é preciso rodar a pé tranquilamente pelas ruas dessa que foi a primeira cidade e a primeira capital de Minas Gerais, com suas ladeiras cheias de história moldada a ouro, fé, cobiça, tristeza e glória.

Em 1696 bandeirantes comandados por Coronel Salvador Fernandes Furtado acamparam nas margens do Ribeirão do Carmo e, percebendo a existência de ouro, decidiram se fixar. Em 1745 a Vila Ribeirão do Carmo foi elevada à categoria de cidade com o nome de Mariana, uma homenagem de Dom João V a sua mulher Maria Ana d'Áustria.

A partir daí aumentaram consideravelmente o casario, as igrejas e outras construções produzidas sob a inspiração do barroco seiscentista português durante o ciclo do ouro e que hoje está impregnado nas pinturas, esculturas, arquitetura e mobiliário da cidade, grande parte obras de Francisco Xavier de Brito, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Mestre Atayde, além de impressos na poesia de Alphonsus de Guimaraens, que foi juiz da cidade.

A maneira mais interessante para chegar a Mariana é com a Maria Fumaça que recompõe o trajeto de 18 km vindo de Ouro Preto. Uma verdadeira volta ao tempo em quase uma hora passando por cachoeiras, matas e pequenos povoados. Da antiga estação ferroviária começa o trajeto pelas igrejas e monumentos históricos. Os três pontos turísticos principais formam um triângulo: no alto, a igreja São Pedro dos Clérigos; do lado direito, a Praça Minas Gerais e, à esquerda, a igreja da Sé.

O fato de ter sido uma cidade planejada (única entre as coloniais mineiras) permite circular com facilidade por Mariana. Duas paralelas (Frei Durão e Dom Silvério) limitam a parte histórica em sua quase totalidade.

Comece o passeio pela rua Direita, em que cada construção tem uma história para contar até chegar à igreja da Sé, com o belíssimo órgão alemão recepcionando os fiéis. Continue a rota subindo pela rua Frei Durão e se perdendo pelos casarões antigos e pelo cotidiano da pacata cidade. No caminho, logo após a bucólica praça Gomes Freire, com seu coreto, entre na rua do Seminário e vá para o Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde funcionava o antigo seminário menor. Atravesse para os fundos, cheio de árvores e estudantes e saia no antigo Palácio dos Bispos. De lá, uma ladeira leva ao seminário maior, o São José, com um grande e bem cuidado jardim de altas palmeiras.

Continue a caminhada até a igreja de São Pedro dos Clérigos e terá a melhor visão da cidade do alto da torre do sino. Chegar a esta igreja é sentir-se no topo da cidade, e vale ficar um tempo para apreciar a bela vista dos morros que circundam Mariana, encravada entre as montanhas e observar a profusão de cruzes das dezenas de igrejas da cidade.

A partir daí começa a volta, não menos interessante e cheia de surpresas. O ponto alto da descida pela rua Dom Silvério é a Praça Minas Gerais, formada pela Casa de Câmara, antiga cadeia, pelourinho e as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

Entregue-se calmamente pela cidade de 50 mil habitantes e, se puder, faça uma visita também aos distritos, como Passagem de Mariana, onde há a maior mina de ouro aberta à visitação, ou Brumado, com a cachoeira para refrescar do verão mineiro. Os mais aventureiros também podem se embrenhar no Parque Nacional do Itacolomi, que, com suas dezenas de trilhas, mostra que Mariana tem opções variadas para todos os gostos.

Fonte: http://viagem.uol.com.br

20 comentários:

  1. Que preciosa vista la de la primera foto y las demás estan hermosas también.
    Gracias por este placentero recorrido.
    Un arazo

    ResponderExcluir
  2. Mariana é muito linda mesmo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida muito legal e lindas fotos!!
    faz tempo que não te visito mas vejo que continua inspirado!!!bjão pra vc

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Muito legal seu blog. Minas tem seus mistérios.
    carinho lúcia amorim

    ResponderExcluir
  5. Agradecendo a visita ao nosso blog, aproveito para aqui deixar a minha admiração por este seu espaço. É de louvar esta partilha, que nos dá a conhecer verdadeiros paraísos, que ainda por aí vão existindo...

    Bem haja!


    Abraço


    (Isolda)

    ResponderExcluir
  6. Lindo seu Blog, ainda mais que que diz tudo sobre Minas que adoro!
    Continuarei por aqui te lendo e sonhando.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente agradeço a visita e as belas palavras deixadas em meu blog.
    Muito bom este blog, moro em Minas e não conheço Mariana, realmente já fui em Ouro Preto, mas não passei por lá.

    Obrigada e volte sempre, pois voltarei muitas vezes aqui.

    ResponderExcluir
  8. Retribuindo tua visita ao Rabiscos, cá estou.
    Tive o prazer de conhecer Mariana e outras cidades de Minas Gerais, e amei.
    Gostei deste teu espaço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, adorei saber um pouco sobre Mariana e acho que ela se iguala sim em beleza com Ouro Preto. As duas guardam muito do passado e pelas fotos dá pra perceber a riqueza e a tradição que essa cidade oferece. Um dia ainda conhecerei essas cidades tão famosas e adoro o estilo de vida que elas oferecem.
    Um beijão e ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Eu não conheço Ouro Preto, nem Mariana, mas vou conhecer com certeza. As fotos como sempre são lindas, voce é lindo, e tão paciente... Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nossa...olha se eu estou triste basta entra no seu blogger para curar essa tristeza pois seu blogger é maravilhoso .
    Desculpe a demora para comentar foi porque eu já tinha comentado uma certa vez aqui porém a mensagem não ia e isso impossibilitou um comentário mas isso não quer dizer que eu não acompanho seu blogger , pelo contrário , é um dos meus favoritos pois retrata um estado que eu amo Minas Gerias...rs Na verdade eu amo meu país ...porém Minas é um caso de amor sério rsss...
    Haaa adorei sua postagem , gostei da parte da universidade de Ciências humanas pois é a minhárea...
    parabéns amigo , abraços...
    Deus te abençoei !

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo Jota, que linda esta postagem e fotos.Minas é divina não?
    Você tem um geito de descrever e escrever muito bom.
    Uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu artigo sobre Mariana,essa linda cidade mineira!Eu adorei quando lá estive,é mesmo deslumbrante em suas paisagens e ruas!Parabéns pelo texto e belas imagens!Abraços,

    ResponderExcluir
  14. Foi muito agradável viajar por Mariana; belas Igrejas e monumentos; uma coisa me chamou a atenção; no Porto existe um igreja antiga com uma famosa torre conhecida em todo o lado e visita obrigatória dos turistas, a Torre dos Clérigos. Quando for para esses lados visitare Mariana. Obrigada pela indicação turística.Beijinho
    Emília

    ResponderExcluir
  15. Que maravilhoso a maneira carinhosa com que descreve a cidade e seu trajecto, adorei, mesmo sem conhecer fiz a viagem, e com guia de primeira.
    Gosto muito de ler seus postes, e tudo isso com o meu Portugal no passado.
    Nesse tempo ainda haviam grandes homens, conquistadores de boas obras, hoje infelizmente só por cá temos grandes ladrões, e corruptos parea mal dos nossos pecados.
    Beijinho de luz em seu coração.

    ResponderExcluir
  16. Oi Jota, passando para desejar um ótimo feriadão.
    beijos querido amigo

    ResponderExcluir
  17. Olá, J!
    Vim conhecer também este outro cantinho seu.
    Amei!!! Já estive em Minas com meu marido , conhecendo essas cidades históricas. E gostamos muito. Temos vontade de lá voltarmos e explorar cada cantinho das cidades. Pois os guias não mostram tudo sobre as cidades, e sabemos que existem muitas coisas e curiosidades.
    Gostei também das piadas, é muito bom este seu cantinho.
    As cidades que mostram-se como eram na época, me fascinam.
    Bjs!!!
    As arteiras

    ResponderExcluir
  18. boa noite td muito bonito!!!

    ResponderExcluir
  19. Olha eu aqui de novo rsrsrsr.
    Serra de Minas,ñ conheço,linda cidade heim!!!
    Na época do frio dever ser gelada né.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. MINAS, MINHA LINDA E QUERIDA MINAS.
    MINAS QUE SE IRMANA AO NOSSO NORDESTE PELO NOSSO RIO SÃO FRANCISCO.
    MARAVILHA DE BLOG.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...