.


24 de agosto de 2010

>Material indesejado

IMAGEM WEB

As 22 toneladas de lixo em decomposição encontradas pelo IBAMA e pela Receita Federal dentro de um contêiner no porto de Rio Grande (RS) foram enviadas de volta ao porto de Hamburgo na Alemanha. O lixo foi embarcado sábado, (21/08) no navio Rio Negro de bandeira alemã. Segundo o IBAMA, a exportadora é a chinesa Dashan, de Hong Kong, e o material é oriundo da República Tcheca. 


No ano passado, no mesmo porto de Rio Grande, e também o porto de Santos já havia recebido 89 contêineres com cerca de 1,4 mil toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico vindos da Inglaterra. Como podemos ver, os países desenvolvidos tratam o Brasil como se fosse seus aterros sanitários. Assim fica fácil impor regras de proteção ao meio ambiente enquanto vão jogando o lixo produzido no quintal dos outros. Isso é inadmissível, os culpados devem além de levar de volta a carga pagar multas de alto valor. Quem são os responsáveis, (importadores) no Brasil devem também ser responsabilizados.

A pergunta que fica é: desde quando estão descarregando lixo nos portos brasileiros? Será que todas as cargas foram interceptadas? Ao que sabemos nossos portos não tem estrutura para uma fiscalização rígida em tudo que chega. Via de regra as cargas são liberadas por amostragem. Ao que parece isso é apenas a ponta de um iceberg, de lixo é claro! Com a palavra as autoridades.

12 comentários:

  1. Até entendo o "envio" de material para reciclagem, mas até o paises de primeiro mundo tem leis sobre lixo (possivelmente há leis que proibem exportar lixo, pois cada empresa tem de dar o destino adequado ao lixo e não simplesmente mandar para o Brasil)...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estamos virando o lixo do lixo, meu caro.
    Imagino também o quanto deve ter ficado por aqui mesmo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente tenho que discordar do amigo Daniel. O país não dá conta de reciclar seu próprio lixo ainda vai importar lixo de outros países!! Fora de cogitação.

    ResponderExcluir
  4. Também faço a mesma pergunta. Será que muito lixo já não entrou no Brasil e foi parar em algum lixão?

    Obrigada pela visita no meu blog. Os nÔmades da Mongólia não criam lixo. Pelo que eu vi eles aproveitam e reaproveitam tudo.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto na TV há um bom tempo atras essa descoberta. Iam investigar e blá..blá..blá... Agora mais lixo e com tristeza vemos que não foi feito nada.O descaso impera no Brasil.
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  6. Inacreditável!

    "Isso é inadmissível, os culpados devem além de levar de volta a carga pagar multas de alto valor. Quem são os responsáveis, (importadores) no Brasil devem também ser responsabilizados".

    Totalmente de acordo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Meu Amigo
    "Países desenvolvidos"???? Desconhecia este problema: que o país mais poderoso da Europa mandasse o seu lixo para outros países como se exportasse bananas...Mas não há uma lei internacional nesse sentido? Espero bem que sim...porque nós...pequeninos como somos...ainda vamos pagar "adubo" para fertilizar nossos campos...
    Bj
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita ...

    O Fato ... uma vergonha ... FATO

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  9. Se ao menos fosse material para reciclagem, ainda seria aceitavel...Mas lixo?
    Coisa mais desagradavel e inexplicavel essa
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  10. Olá meu caro amigo J Araújo, é muito lamentável tudo isso, parece que o nosso país é o deposito de porcarias do mundo, já não damos conta do nosso próprio lixo! Agradeço, desde já a sua gentil visita lá no dimenor.
    Paz e harmonia em sua vida.

    PS: Estarei te linkando

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  11. Vergonhoso isso. Mas...

    Obrigada pela visita.

    Um grande abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, esta vergonha, esta humilhação de sermos escolhidos para lixão dos países europeus, é demais. Depois queremos esconder que somos um povinho humilde... É aquela coisa, comemos camarão e arrotamos lagosta. Será que eu aceitaria que a minha vizinha despejasse seus detritos no meu quintal? Deixa vir...
    Ótimo post.
    Bjs
    Tais luso

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...