.


13 de fevereiro de 2011

>Sob pressão

O feijão era cozido sem pressa, no fogão a lenha, vagarosamente. Alguém que já morava na cidade a alguma tempo, foi passear no sitio e disse que aqui era possível cozinhar o mesmo feijão em 40 minutos enquanto lá na roça levávamos o dia inteiro para realizar a mesma tarefa. Fiquei encantado, com a novidade, quando soube dessa maravilha da cidade grande precisava conhecer. Tudo isso era o ‘milagre que a panela de pressão, fazia com seu tititititititi característico, quando cozinhava com uma rapidez impressionante, não só o feijão, mas vários alimentos. Isso me fascinou de tal forma que era difícil imaginar a vida sem aquela facilidade, e precisava mesmo daquela invenção, porque não tinha fogão à lenha. Lenha menos ainda. Por onde se olhava era uma “selva de pedra”. Não somente aquela, mas várias outras novidades estavam disponíveis para uso da população. A ficha caiu quando também mudei pra cidade e percebi que a vida aqui era ditada pelas horas. Tem hora pra dormir, acordar, tomar a condução, entrar e sair do trabalho; não sobra tempo pra nada, nem para conversar com os amigos, como fazíamos aí na roça sem se preocupara com o tempo e a hora. Foi aí que percebi porque o feijão tinha que ser cozido em menos tempo. O tempo olha o tempo de novo, passando, e hoje muitas pessoas nem esse tempo tem mais, já compra o feijão cozido.
Na verdade, nem só o feijão, aqui se compra as refeições em embalagens de conserva. Para não ficar só nisso tiveram que inventar o tal de microondas, que ao invés de minutos esquenta alguns alimentos em segundos. Meu Deus, aqui têm cada vez menos tempo. Antes escrevíamos em papel hoje escrevemos no computador, a desvantagem de tudo isso é que os estudantes de hoje não tem o habito de exercitar a escrita, antes até disputávamos quem tinha a caligrafia mais bonita. Lembra dos cadernos de caligrafia? Ah, não é do seu tempo! Alguns alunos nem mesmo escrever sabe. Aqueles que conseguiram se formar não sabe muitas vezes escrever direito. Mesmo assim se vangloria de ter se formado nisso ou naquilo.
Não sou formado em nada não, mas dá dó quando, às vezes tenho de ler alguma coisa que esses tais formados são obrigados a escrever. É um horror!! A língua portuguesa vai sendo massacrada a cada dia; estão americanizando tudo. Alguns não sabem com se escreve salsicha, se com ‘s’ ou ç cedilha, mas enche a boca falando hot dog, X-bacon, hambúrguer e outros tantos nomes. O outro mal sabe falar a língua portuguesa e quer aprender falar inglês, alemão, italiano, etc. Uns não conhecem a própria cidade onde mora, mas, quer viajar para conhecer a Europa, principalmente. Como podemos ver, a vida está cada vez mais corrida e, o tempo conspira contra nós. Parece que um ano passa rápido demais que muitas vezes nem percebemos. Percebi que na cidade é mesmo tudo sob pressão. É a famosa corrida contra o tempo.
J Araújo

4 comentários:

  1. Olá Araújo,

    De fato a vida nas cidades é bem na correria mesmo, tudo passa rápido demais.

    Até para alimentar-se as pessoas tem pressa, conseguem almoçar em menos de 10 minutos.

    Quanto aos estudantes, faz tempo que desaprenderam escrever. Desde quando o Governo tirou a avaliação por média de nota, nas diciplinas.

    Foi a medida "desocupa cadeira, escola para todos..." Escola tem, professores nem sempre, e as salas de aula são verdadeiros tormentos aos educadores.

    Alem do salario ser muito ruim, os alunos não os respeitam, e não se pode castidar ou tomar nenhuma atitude corretiva, porque o tal Estatuto da criança, protege a CRIANÇA até os 18 anos.

    É assim que crescem burros, tolos, intolerantes, metidos a besta, e mais, querem ser o que não é, pois, mal sabem escrever, como voce menciona. É lamentável.

    abraços, sonia.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui na fazenda de um amigo, passar um final de semana, ai pude experimentar a maravilha que é música feita a fogão da lenha...

    Fique com Deus, meninp Jota Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLA ARAUJO VOCE ESTA DE PARABENS AMIGO,REALMENTE SEU BLOG,É UM DOS MAIS LINDOS E INTERESSANTES,QUE NO TEMPO DE UM ANO QUE TENHO DE VISITAS A BLOGS EU CONHECI,EDUCATIVO,CHEIO
    DE BELEZASNATURAIS DE INTERECE COMUNITARIO,ÉLINDO,QUE DEUS TE ABENÇOE,COM ESTE PROPOSITO TÃO BONITO
    JA SOU SUA SEGUIDORA DAS QUE VISITAM DIARIAMENTE,UM ABRAÇO,MUITA PAZ
    MARLENE

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...