.


16 de dezembro de 2012

>A velha figueira

Imagem/J Araújo
Essa velha figueira que antes vivia rodeada de muito verde, na verdade, era a única que  destacava no pasto que existia ao seu redor. No local vacas e bois pastavam e, depois de saciar a fome descansavam em sua sombra, mas  nem tudo nessa vida dura para sempre,  um dia, o progresso chegou, onde era pasto ontem hoje é  um grande Shopping Center, antes em sua sombra onde  deitavam vacas, hoje são  os carros que estacionam.

Antes os cipós que abraçavam seus galhos deram lugar aos fios e cabos elétricos. Hoje  a mesma é abraçada por esses fios para que o local a noite possa ser iluminado, antes as marcas que ficavam era dos ruminantes, hoje as marcas que ficam são dos carros possantes que repousam em sua sombra. Fico imaginando, se aquela figueira pudesse se manifestar o que diria de toda essa transformação que fizeram ao seu redor, ainda bem que deixaram a mesma viver mesmo que sufocada em respeito à lei que a protege.

 Hoje, vive solitária, tendo como companhia um monstro de concreto bem a sua frente dia e noite. Os pássaros que alimentavam de seus frutos com a chegada do empreendimento fugiram para outras paragens até que o homem consiga um dia também chegar lá. Enquanto isso a velha figueira continua solitária mesmo que centenas de pessoas passem por ela todos os dias sem ao menos conhecer sua verdadeira historia.  
Compare as duas fotos
Voltei para visitar a velha figueira, moro bem perto, sofreu com a chuva de granizo que castigou a pobre coitada em uma tarde de muito calor. Suas folhas frondosas foram derrubadas e cobriram a sua volta, deixando as pessoa que passavam curiosa, é como se a mesma estivesse despida em pleno estacionamento do shopping.
(a) J Araújo 

6 comentários:

  1. Saudações J Araújo, pelo menos mantiveram a figueira.
    Interessante e divertida a postagem dos 'maribondos cavalos'.
    Ah, vi que você foi indicado aos melhores blogues de 2012 (Café entre Amigos), parabéns.
    Também aproveito a oportunidade para antecipar os votos de Feliz Natal e um 2013 cheio de realizações no bem!
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  2. Eu me pergunto:
    Até quando o ser humano vai continuar a desrespeitar a natureza???
    É uma pena...mas fazer o que?
    Beijão pra tu...

    ResponderExcluir
  3. A consciência humana quebra a beleza da natureza mais mesmo assim ela teima em resistir por nós ...fazer o que !!! Um abraço Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  4. Olá Araujo,

    Para construções que rendem muito dinheiro o homem destrói tudo, a natureza principalmente.

    Não é a toa que não temos mais as quatro estações do ano.

    Mais uma vez, parabéns pela sua classificação de blogueiro.

    Voce não é blogueiro, É ESCRITOR, e ainda ninguém viu isso.

    sonia. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Triste vê-la solitária e enfeitando um elefante branco...

    Mas é o dito "progresso"... Pena! Aqui, quando construíram a perimetral, perto de casa, foi uma tristeza ver as árvores derrubadas e o desespero dos passarinhos...

    Desejo um lindo e FELIZ NATAL com tudo de bom em 2013! abraços,chica

    ResponderExcluir
  6. Os interesses dos homens sobrepõem-se a tudo. Gostei do seu texto. beijos

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...