.


30 de maio de 2014

Urnas eletrônicas e fraudes

As urnas eletrônicas utilizadas no Brasil são cofiáveis? Esta é uma pergunta simples, mas é um tema pouco debatido. A resposta de outros países muito mais desenvolvidos que o nosso é clara. Não são confiáveis, pois um computador é vulnerável a invasões.

Há várias formas de fraudar os resultados: por exemplo, é possível um comando que a cada três votos, um seja desviado para um determinado candidato mesmo que o eleitor tenha teclado o numero de outro. Urnas eletrônicas foram inspecionadas por especialistas em informática na Europa, que concluíram que é impossível saber se os resultados fornecidos correspondem às escolhas feitas. Resumindo, as urnas são inseguras e vulneráveis.

Por que países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e dezenas de outros de Primeiro Mundo se recusam a usar as urnas eletrônicas? Será que eles não possuem tecnologia? Para eles o motivo é claro: as urnas eletrônicas não são seguras e não estão a serviço da democracia verdadeira.

Enquanto Holanda e Alemanha consideram “criminosas” as urnas que utilizamos no Brasil, aqui alardeamos que conseguimos os resultados poucas horas após o pleito. Os poucos com coragem para expor essa situação vergonhosa sumiram ou foram assassinados, segundo o deputado Federal Fernando Chiarelli, do PDT, que afirmou ter recebido ameaças de morte desde que começou em 2013 a denunciar fraudes nas urnas brasileiras.

Devido à impossibilidade de auditoria na gravação dos resultados dos votos, as urnas foram rejeitadas em mais de 50 países sérios e declarada inconstitucionais em alguns. Em dezembro de 2012, um jovem hacker conhecido como “Rangel” mostrou para mais de 100 pessoas na Sociedade dos Engenheiros, no Rio de Janeiro, como interceptou os dados do sistema intranet da Justiça Eleitoral e modificou os resultados sem. ser detectado. Na época, um crime grave foi denunciado, mas nada foi feito. Logo depois, o hacker sumiu de cena e a mídia nunca mais falou sobre o assunto.

Também tivemos o caso de alunos da Universidade de Brasília que violou as urnas em uma série de testes, mas o então ministro Ricardo Lewandowski (lembra-se dele no mensalão?) se apressou em dizer que em uma situação real isso seria impossível. O fato é o seguinte: as maquinas são burras e os homens no poder sabem disso. Também sabem que vão fazerem o que quiserem. Acredito que as questões e dúvidas levantadas em outros países deveriam passar por amplo debate público, mas os grandes meios de comunicação não tocam no assunto. O governo prefere o discurso ridículo que exportamos tecnologia e democracia.

(a) Célio Pezza é escritor, colunista 
de sites e jornais e autor de sete livros
http://facebook.com.br/celio.pezza


2 comentários:

  1. Amigo Araújo, o homem está sempre querendo burlar a norma para tirar vantagens. Herman Hesse dizia no século passado, que poucos homens podem ser chamado de Homens, porque a maioria são bípedes que ainda não atingiram a condição de HOMEM.
    Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Então hoje se pararmos pra pensar na atual conjuntura da política o que temos?, um governo sem crédito porque é do PT, já tivemos outros partidos no poder e militares tbém, será que não existia roubo, corrupção, ladrões no poder público naquela época? Será que só hoje existe roubo no poder, ou será que antes ninguém sabia do que acontecia porque a mídia era proibida
    , existia a censura da imprensa, não se podia colocar noticias que eram consideradas ofensivas na tv, nos jornais, muito menos era permitido se comentar nos lugares públicos sobre qualquer coisa que se dizia a respeito ao governo porque senão vc era considerado inimigo subversivo e corria o risco de ser preso e torturado por pensar diferente, hoje se pensa, se revela podridrões, se cobra os erros, nada mais fica debaixo do tapete, tudo está as claras e vc pode dar sua opinião sobre a politica sem correr o risco de vida,não digo isso porque acho que o PT seja santo não, mas hoje vivemos uma democracia, antigamente nos outros governos quem tinha tv, máquina de lavar, geladeira, microondas em casa era rico, porque classe média baixa não tinha nada disso era excluído da sociedade, vivia margem do conforto,hoje quase toda a população brsileira tem e mais computadores nas suas casas, mas reclama do governo, hoje o que vc ganha vc pode comprar o que precisa, era assim antes?,tivemos episódios horriveis de política na nossa história,escravidão, militarismo, governos que só sabiam ditar regras e distorcer o povo com classes sociais desiguais, marginalizadas, onde só quem tinha dinheiro muito tinha poder, prestígio, riqueza, conforto, será que vamos voltar de novo a esse tenebroso tempo?, pensar é um dom porisso devemos exercer esse dom pra não termos um retrocesso na história política de nosso País,nossa Pátria Amada Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...