.


24 de outubro de 2014

>Reação por meio do voto

Estamos a poucas horas das eleições para escolha do futuro mandatário da nação. Com uma incerteza de quem será esse tal.  Se depender dos institutos de pesquisas, cada dia um dos dois concorrentes está na frente. 

Só vamos ter certeza quando apurar os votos válidos no próximo domingo, aí sim, o povo vai ficar sabendo nas mãos de quem ficará os destinos do nosso país que está passando por um momento onde as instituições estão desacreditadas. A corrupção grassa em cada canto. 

Os poderes estão podres  Enquanto isso cada um dos candidatos se vangloria de estar na liderança. O que não pode é o eleitores se deixarem influenciar pelas pesquisas que mudam a bel prazer.  Não acredito que possa haver tanta oscilação de um dia para o outro.  As diferenças nos resultados de um para o outro é muito grande. 

Acredito que já passou da hora de proibir pesquisas eleitorais. E já que estamos falando em política, estive lendo um artigo no jornal Correio Popular edição de 21/10/2014, de autoria do colunista Dr. Manuel Carlos Cardoso, que dizia o seguinte:

O brasileiro, talvez por não ter vivido uma guerra sequer, não sabe reagir aos mais diversos desaforos que sofre cotidianamente. Os governantes e os mais poderosos financeiramente fazem gato e sapato de nós.  Os exemplos disso são incontáveis e nosso comportamento é aceitar tudo com a maior tranquilidade possível.

Os maiores vilões da nossa história são nossos governantes que nos fazem trabalharem a metade do ano para pagar impostos e investem muito pouco e muito mal em saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Uma parcela significativa do que tomam de nós enfiam nos próprios bolsos e a praga da corrupção já se tornou tão natural, que o brasileiro agradece a eles por não ter roubado tudo.

Adhemar de Barros era cultuado por boa parcela da população e o lema da sua campanha era “rouba, mas faz”. Quantos outros políticos conhecidos, que se perpetuam no poder, construindo verdadeiros impérios financeiros, sem poder demonstrar a origem do dinheiro e quando morrem são homenageados com a bandeira brasileira sobre o caixão e seu nome em logradouros públicos, muito provavelmente para não nos esquecermos do quanto somos idiotas.

A medalha de prata nessa competição de quem explora melhor o povo brasileiro cabe às instituições financeiras. Os bancos colocam uma porta giratória na entrada, para terem a certeza de que seus clientes estão desarmados e assim poderem assalta-los lá dentro com maior tranquilidade. Praticam a agiotagem com o maior descaramento e divulgam lucros astronômicos em seus balanços financeiros, sem qualquer preocupação em melhorar seus balanços sociais.

Os caixas eletrônicos que desempregaram milhares de brasileiros estão explodindo na cara de seus clientes e eles fazem de conta que o problema não é deles. As administradoras de cartão de credito embolsa boa parcela do lucro de pequenos empresários, que não têm alternativas e nem a quem reclamar, porque seus representantes no Congresso Nacional não passam de uns frouxos.  A medalha de bronze cabe aos supermercados, seguimento transformado em verdadeiro monopólio, hoje nas mãos de poucos.

Tudo isso acontece e o povo continua apático, sem esboçar qualquer reação. A parcela da população que mais precisa é a que mais sofre com essa gente, mas os acadêmicos não ousam explicar porque o brasileiro é assim. Talvez, porque em sua história não tenha sofrido uma grande catástrofe ou as agruras de uma guerra, mas também pode ser por não ter ainda consciência do grande poder que detém. 

No próximo domingo o povo brasileiro terá a oportunidade de começar a reagir por meio do voto e aqueles que estão sentindo o que eu sinto poderão demonstrar que a corrupção e a incompetência atingiram níveis insuportáveis”.
*Manuel Carlos Cardoso é advogado e professor



4 comentários:

  1. Vamos votar, mostrar nossa indignação.Porém, não acredito em NENHUM deles! Sem a menor esperança!! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha última postagem em "Sinais de Mim" é exatamente sobre isto, só que 'pós-eleições'...
    Beijos!

    http://www.sinaisdemimtl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A eleição acabou , a luta não.
    Bom passar por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

    Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
    Deus só não é capaz de deixar de te amar...
    Acredite!!

    Padre Fábio de Melo

    Bom final de semana
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...