.


12 de junho de 2015

>Paiol, lugar onde se guarda explosivos; só mesmo quem não conhece as tradições

Imagem: Arquivo pessoal
Simplicidade. Na verdade, isso era um "paiol", ele não existe mais. Explico. Paiol (fotos) em outros estados da federação é o lugar onde se guarda armas e explosivos. Nas repartições militares o nome já nos remetem ao depósito de armas e explosivos.

Mas em minas, principalmente, nas Serras de Minas​, tem outro significado bem mais nobre e menos perigoso. É o local onde se guarda os mantimentos da colheita anual e, mais ainda, as tralhas de uso do homem do campo.


Lá no paiol – nesse paiol a que me refiro, pra quem não sabe você vai encontrar ferramentas, arreios, canga de boi, essa já um pouco esquecida. Trocaram os bois pelo trator na maioria dos lugares. Vai encontrar também cachos de bananas, etc. 
Imagem: Arquivo pessoal

Os paióis que a maioria conhece são aqueles localizados nas pedreiras, alvo constate dos ladrões que tentam de todas as formas se apoderar das bananas de dinamites ali armazenadas para usar como explosivo e sair por aí destruindo caixas eletrônicos pelo Brasil afora e apoderar do dinheiro. Essas  não tem nada a ver com as bananas lá de minas. Afinal, nossas bananas não explodem.

Na parte de baixo do assoalho muitos muitas vezes as galinhas usam para fazer seus ninhos e criar os pintinhos. Veja como o paiol no Estado de Minas Gerais, tem várias utilidades e não é usado como os outros pensam. Muitos acham que é lugar de explosivos.  Só mesmo quem não conhece as tradições do lugar pensam assim.

(a) J Araújo

Um comentário:

  1. Que lindas fotos desses inofensivos e tão legais paióis! Gostei! abraços,chica

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...