.


4 de dezembro de 2015

>Autoridades tentam enganar o povo com segurança pública

Imagem da web
Tem se falado muito em segurança e Campinas e região não foge a regra. Os crimes estão pipocando em todos os lugares, periferia ou não, claro que as regiões periféricas são sempre as mais afetadas pela falta de um policiamento preventivo mais efetivo .  Segundo consta, hoje a cidade tem menos policiais do que tinha há vinte anos atrás.  A cidade foi palco de vários crimes que chamou a atenção do Brasil, e um deles foi a morte do prefeito Antonio da Costa Santos, o (Toninho) ocorrido em 11 de setembro de 2001, justamente no dia que ocorreu o maior ataque terrorista da história americana.

O crime onde a maior autoridade (o prefeito), foi a vítima  até hoje não foi esclarecido totalmente. A família já recorreu todas as instâncias governamentais e não conseguiu convencer as autoridades de Brasília que o crime tem motivação política.  Enquanto isso as autoridades locais colocaram a culpa na quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Lima, (o Andinho) que até hoje se encontra preso por outros crimes em um presidio de segurança maxima no interior do Estado.

Falando em segurança pública, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou e vem anunciando que irá criar, ou melhor, criou a Segunda Delegacia Seccional na cidade.  Foi inclusive motivo de propaganda eleitoral do partido na televisão. Só que para criar a referida delegacia resolveram desativar vários distritos policiais, os da  periferias da cidade é claro! O povo chiou e o governou voltou atrás deixando os mesmos do jeito que estava. O 3º DP (Distrito Policial), que fica no bairro Chapadão, região nobre da cidade não foi incluído na lista dos desativados qual será o critério e a explicação para isso.

A nova sede da seccional aqui vai ficar a 7, 9 km do DP que atende moradores do Ouro Verde. Delegacia integrará quatro distritos policiais que serão fechados em Campinas, o prédio está alugado para o Estado por um período de três anos.

"Fora das regiões do Campo Grande  e Ouro Verde – as principais da sua área de cobertura -, o prédio que sediará a Segunda Delegacia Seccional de Campinas (SP), no jardim Londres, ficará a 7,9 quilômetros do 9º Distrito Policial, delegacia que atualmente atende a estas regiões. O 9º DP é um dos quatro distritos que serão desativados e integrados à nova unidade.

A escolha também causará reflexos para quem usa transporte público. Em relação ao Terminal Ouro Verde, que recebe pelos menos 65 mil usuários, o 9° DP está localizado a 650 metros. A nova seccional ficará a 7,4 quilômetros da estação. Passado mais de um ano a Segunda Delegacia Seccional não tem seu quadro completo, falta pessoal e nada mais é que um plantão policial 24 horas. 

A maior distancia, de 11,2 quilômetros, será entre a seccional e o 8º DP, na Vila Padre Anchieta. Moradores que até então recorre ao 6º DP terão de andar no mínimo 4,3 quilômetros, enquanto o prédio do 11° DP, no Jardim Ipaussurama, está a 2 quilômetros da nova unidade de segurança". Se a bandidagem já dava as cartas em alguns lugares imagina quando a transferências dos distritos policiais se consolidarem. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), acha que está fazendo uma grande coisa e, o pior, o prefeito Jonas Donizete, (PSB), também acha. 

Só a população não vê assim. Na verdade o povo dessa cidade está sendo enganado. Melhorar a segurança da cidade, o ideal seria criar a nova seccional, equipa-la com toda infraestrutura e claro, não fechando os distritos citados para criar a mesma, isto sim, seria tratar a segurança pública com seriedade e não brincar de faz de conta.

(a) J Araújo

3 comentários:

  1. Boa tarde Araujo
    O povo sendo ludibriado descaradamente pelos governantes.
    Que país é esse que finge dar proteção e segurança e desfaz o que estava feito
    E o povo nestas cidades sem lei e desprovidos de proteção
    Um grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Aí no Brasil, são os problemas ao nível de segurança... que não se prevê terem ainda uma breve resolução...
    Por cá será ao nível da justiça... tribunais fechados no interior do país, penalizando as populações de fracos recursos, e dificultando-lhes o acesso à justiça... e casos judiciais que se arrastam no tempo... por falta de funcionários, juízes... ou porque o sistema judicial foi alterado, e há casos, que terão de ser revistos... ou porque simplesmente se fecharam tribunais... alguns inaugurados, pouco tempo antes... para efeito de diminuição de despesa publica...
    Uma coisa é certa... tanto aí como aqui... entra governo... e sai governo... e os problemas continuam carecendo de resolução no tempo...
    Mais um excelente post!
    Abraço! Bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, na verdade, os problemas só mudam de endereço. E nós sabemos que Portugal e Brasil tem quase tudo em comum.

      Excluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...