.


9 de janeiro de 2016

>Aqui também é Minas

Foto: J Araújo
Aqui também é Minas Gerais e  a imagem aí é de uma congregação da Igreja de Cristo em Simonésia, situada na Zona Rural, distante 6 km do centro da cidade.

O nome Simonésia tem sua origem no fato de que os desbravadores Luciano Galo Nunes, Manuel Antônio Meira e outros, viajando mata adentro por aquela região procurando terra fértil para se instalarem, encontraram um Rio (Palmeiras) que serpenteava por entre palmeiras e que desembocava em outro Rio (São Simão). Chegaram a este local no dia 28 de outubro de 1855, dia de São Simão, por isso, dedicaram aquele lugar a este Santo.

O Distrito de São Simão, foi elevado à Freguesia pela Lei n° 1.744 de 8 de outubro de 1870, que transferiu a sede da Freguesia de Santa Margarida-MG para o Arraial de São Simão. Perdeu o direito no ano seguinte, que voltou para Santa Margarida.

Foi novamente criada a Freguesia em 5 de Novembro de 1877, pela Lei n° 2.407 que criou o município de Manhuaçu com sede em São Simão. Três anos depois, a sede passou para Manhuaçu e São Simão voltou a ser Distrito de Manhuaçu.

O município foi criado pelo Decreto-Lei n° 1.058 de 31 de dezembro de 1943, dando-lhe a denominação Simonésia, lembrando o Padroeiro São Simão, com o território sendo desmembrado de Manhuaçu.

O município é constituído atualmente pela sede e por dois (02) Distritos: Alegria e São Simão do Rio Preto. Simonésia está na zona da mata do Estado de Minas Gerais, sua principal fonte de economia é a produção de café, o que vem diversificando durante os anos. 

Foto: J Araújo

4 comentários:

  1. Gostei de ficar a saber um pouco mais de Simonésia... desconhecia por completo!
    Zonas do interior, por cá... também um pouco largadas pelo poder central... com fecho de escolas, tribunais, centros de saúde... para mais, com a crise destes últimos anos... e as respectivas populações... votadas ao Deus dará... por via de tantas restrições, dificultando sua vida diária, em diversos aspectos...
    Certamente... algumas semelhanças com muitas zonas do vosso interior, confrontado com algumas carências, em determinadas áreas...
    Abraço! Mais um post, bem esclarecedor por aqui... que gostei de ler!
    Bom Domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Minas Gerais é um estado tão extenso e por esta razão guarda tantas belezas e histórias.
    E olhe que não fica muito distante de onde eu moro e eu nunca tinha ouvido falar nesta pitoresca localidade
    Como é bom conhecer Minas pelo seu olhar meu amigo
    Um bom domingo
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  3. É Minas que não acaba mais com todas suas historias.
    Bela partilha historica amigo.
    Boa semana de paz e luz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela retribuição da visita e desejos de Bom Ano. Não sei se teve oportunidade de ler meu poema. De qualquer jeito, muito obrigada. Dias felizes!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...