.


29 de janeiro de 2016

>Quem vai entender essa engenharia

Têm certas noticias que tomamos conhecimento através dos noticiários ficamos cada vez mais confusos. E uma noticia é essa que saiu em todos os jornais.  Preço do petróleo bate novo recorde de baixa – geralmente lemos alta – e derruba bolsas pelo mundo. Valor do barril indo para o “fundo do poço” assustou o mercado americano. Com nova queda, bolsas seguiram com onda generalizada de pessimismo.

A Venezuela, um país com mais petróleo que a Arábia Saudita estar na situação em que se encontra é inacreditável. Maduro disse que "chegou a hora de aumentar o preço da gasolina". No Brasil li também uma noticia inversa, preço do etanol terá novo reajuste de preço. Quem vai entender essa engenharia, dificilmente essas quedas de preço é sentido no bolso do consumidor.  No caso da Venezuela, não dá pra botar a culpa na crise internacional porque o país está indo para o fundo do poço há muito tempo.

Há dois anos, quando o barril estava a US$ 90, já faltava até papel higiênico, com a inflação nas alturas. É claro que agora, com o petróleo barato, vai piorar. O FMI prevê uma queda de 10% este ano no PIB venezuelano. Quando o petróleo do Irã voltar ao mercado, provavelmente esta semana, já que foram suspensas as sanções econômicas ao país. Com isso o preço do barril vai cair ainda mais, o que vai ter impacto também nas bolsas de valores.  

Enquanto isso, nós brasileiros vamos convivendo com o maior rombo, ou roubo, na Petrobrás e ainda temos que continuar pagando um preço abusivo pelo álcool, e olha que somos o maior produtor dessa fonte alternativa de combustível.  Aqui quando se fala em aumento dos preços dos combustíveis e seus derivados, bem dizer uma semana antes já estamos pagando mais caro pela gasolina e álcool pelos padrões brasileiros.

(a)  J Araújo

16/02/2016

Um comentário:

  1. E por cá... com tanta descida dos preços do petróleo... semana sim... semana não... os preços do combustível acabam subindo, também!
    Uma coisa é certa... anda muito "engenheireiro"... a engenheirar formas de ir ao bolso de todo o mundo... :-D
    Abraço! Bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...