.


21 de outubro de 2016

>Pato ou formiga

Imagem: web
O pato é uma ave que pertence à família Anatidae. Os patos selvagens são encontrados em todo o mundo. Mas existe um casal de pato muito especial. Depois eu conto! Há relatos de que antes mesmo dos portugueses colonizarem o Brasil, efetivamente, índios já domesticavam a ave, mas assim como a vaca, o cavalo, a galinha e outros animais domésticos, alguns exemplares de patos foram  trazidos ao Brasil pelos portugueses nas primeiras embarcações. 

O pato tem uma boa longevidade, podendo viver até 15 anos, é um animal de dupla aptidão, ou seja, usado na produção de ovos e carnes. A pata chega a pôr 100 ovos ao ano e são maiores que os ovos de galinha, além disso, vivem em regime de semiaberto e não tem uma alimentação restrita, comendo caracóis, rações, ervas etc. Chegam a pesar até 6 quilos. Mas essa introdução é para falar de pessoas, pessoas que a gente conhece e nunca mais esquece.
Imagem: LVS
Em 2014 tive a oportunidade de conhecer, durante uma semana de estudos em Campinas, SP um casal muito simpático, alegre e bem humorado. Um homem valoroso, um daqueles ‘irmãos’ onde você encontra não tem tristeza. Ele brincalhão sempre diz: somos o casal de patos, quando se apresenta pela primeira vez. Brincalhão como é, se apresenta com sua esposa, uma pessoa amável, como o 'casal de patos'. 
 Já escrevi uma história sobre um casal de formiganão poderia deixar de escrever sobre o casal de patos. Essa história na verdade surgiu, por que, na verdade, o casal mora na cidade de Patos, interior do Estado da Paraíba. Ao amigo e irmão Luciano e sua esposa, servos fieis a Deus da Igreja de Cristo que se reúne na cidade de Patos PB.  São pessoas que poderia se apresentar como casal de qualquer ave, peru, avestruz, ganso, não importa, o que importa mesmo é que por onde passam deixam amigos que não consegue jamais se esquecer de vocês.
Curiosidades: O pato é a única ave capaz de voar, nadar e andar razoavelmente.  Sei que pela sua capacidade, esforço você também consegue se sair bem em qualquer situação com a ajuda de Deus. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. Possui perfeito senso de direção e comunidade.

(a) J Araújo

4 comentários:

  1. Achei inteligente o trocadilho do "casal de Patos" e gostei de saber "Curiosidades" sobre os patos (eu só achava 'decorativo'...).
    Gostei muito desta postagem, Araújo.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, seu texto como sempre é interessante senão porque não dizer divertido também, eu respeito todos os seres viventes acho as aves lindas, mas tenho muito medo delas, eu me assustei quando criança me deixaram crescer e envelhecer com tal medo. Mas que os patos são bonitos isso são mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu já havia escrito mas o programa pediu login, a gente nunca escreve igual a mesmo história, eu dizia que tenho medo de aves, embora admire e respeite, seu texto é sempre informativo e até mesmo divertido, parabens.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ficar a saber um pouco mais sobre estes simpáticos bichinhos... os patos!...
    E já agora, fiquei com curiosidade em saber como serão designados os habitantes de Patos... serão patuscos?... :-))
    Não sabia que havia uma cidade assim chamada... bem... ontem também passei por uma, com um nome bem invulgar... Carne Assada! Acredita?
    Um post com um toque de humor... e que serviu de pretexto para homenagear seus amigos...
    Um grande abraço! Desejando uma óptima semana...
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...