.


29 de janeiro de 2018

OPERAÇÃO LAVA JATO E MÃOS LIMPAS

O povo brasileiro tem nos últimos três anos se familiarizado tanto com a palavra “lava jato”, assim que ela é pronunciada logo vem na mente das pessoas o sistema de corrupção que infesta os poderes. Antes, lava jato era somente um local onde levávamos o carro para lavar, polir e higienizar.

Segundo informações essa é uma das maiores operações, já realizadas, contra o crime organizado da história, maior até mesmo da “Operação mãos Limpas”, inicialmente chamada de “Caso Tangetopoli, (em português, ‘cidade do suborno’ ou ‘cidade da propina’, essa operação foi contra a máfia italiana.

Foi uma operação emblemática, durante as investigações, assim como no Brasil foi se descobrindo o envolvimento de políticos, empresários e autoridades, como ia se desenrolando o caso muitos dos envolvidos se suicidaram, chegando a doze o numero de casos.  No Brasil não tivemos até agora confirmado nenhum suicídio devido à operação “Lava Jato”.

Temos aqui muita chantagem e ameaças  contra o Poder Judiciário, os envolvidos mesmo diante  de provas nunca assume a culpa pelos seus crimes e continua desafiando a justiça com promessas de quebra-quebra e desobediência se determinado acusado for preso.

Na Itália um dos principais Juízes da “Operação Mãos Limpas”, Giovanni Falcone, foi assassinado em um atentado com explosivos colocados em uma rodovia na cidade siciliana de Palermo, na Itália. Seu funeral levaram milhares de pessoas às ruas de Palermo numa mobilização de repudio ao crime organizado na ilha italiana.

 “Não os mataram, suas ideias caminham sob nossas pernas”. A frase que se lia nos cartazes de sacadas da capital siciliana naqueles dias se tornou um lema. Felizmente no Brasil ainda não se chegou a esse ponto.

Um comentário:

  1. E como a justiça é sempre lenta e burocrática... será um Operação... ainda para durar... e perdurar, calculo...
    Não estava a par do caso italiano, pelo que gostei de ficar sabendo um pouco mais...
    Finalmente passando por aqui, depois de umas semanas mais ocupadas, e retomando aos poucos, as visitas aos blogues dos amigos, que deixei de conseguir acompanhar entretanto...
    Durante os próximos dias, virei com mais disponibilidade, apreciar mais alguns posts, que entretanto por aqui, se me escaparam nas últimas semanas...
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...